🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Agosto de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Veículos do Exército exibiram bandeira vermelha e branca da cavalaria, não de Cuba

Por Bianca Bortolon

2 de agosto de 2023, 12h16

Não é verdade que veículos do Exército hastearam bandeiras de Cuba em Cristalina (GO), como afirmam postagens nas redes. No vídeo compartilhado pelas peças de desinformação, viaturas da corporação exibem a bandeira da arma da Cavalaria, representada pelas cores branco e vermelho.

Publicações com o conteúdo falso reuniram cerca de 2,6 mil compartilhamentos no Facebook e 25 mil visualizações no Kwai até esta quarta-feira (2). O conteúdo também tem sido difundido no WhatsApp, plataforma em que não é possível medir o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Isso aqui é o carro do Exército Brasileiro, certo? Na cidade de Cristalina (…). Mas o que espanta é que o carro do Exército Brasileiro não está com a bandeira do Brasil. Está carregando a bandeira de Cuba.

Print de vídeo mostra um homem não identificado apontando para uma bandeirada hasteada em um veículo da cor verde militar; ele mente ao afirmar que seria uma flâmula de Cuba, as bandeiras são da cavalaria do Exército brasileiro.

Em vídeos que circulam nas redes, um homem não identificado mente ao afirmar que veículos do Exército desfilaram pelas ruas de Cristalina (GO) exibindo bandeiras de Cuba. Na realidade, o emblema hasteado pelos veículos é o da cavalaria da instituição brasileira, conforme é possível verificar em fotos disponibilizadas no site do Exército. Segundo nota enviada ao Aos Fatos em checagem anterior, a corporação explicou que historicamente as cores branco e vermelho são utilizadas para designar as organizações militares da arma de Cavalaria.

Por meio de busca reversa, o Aos Fatos identificou que o vídeo foi gravado no dia 27 de julho, durante uma visita oficial do Comandante Militar do Planalto, o General de Divisão Ricardo Piai Carmona, à 3ª Brigada de Infantaria Motorizada, localizada em Cristalina. O quartel publicou um vídeo e uma série de fotos mostrando outros ângulos do evento, que teve participação do 3º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado.

Montagem de fotos lado a lado confirmando que a bandeira exibida no vídeo representa a cavalaria do Exército. À esquerda, foto da cavalaria do Exército Brasileiro com destaque para o emblema. À direita, um frame do vídeo desinformativo, mostrando que a bandeira é a mesma em ambos os casos.
Bandeira da cavalaria. Imagens disponibilizadas no site do Exército mostram a cavalaria segurando a mesma bandeira exposta pelos veículos da corporação. (Reprodução: Exército Brasileiro)

Além disso, a bandeira de Cuba possui listras horizontais em azul, um triângulo vermelho e uma estrela branca, não sendo similar à da cavalaria do Exército Brasileiro.

Imagem da bandeira de Cuba
Bandeira de Cuba. A bandeira do país caribenho possui mais elementos do que o emblema da cavalaria. (Reprodução: Turismo em Cuba)

A peça de desinformação integra uma onda de postagens enganosas sugerindo que as cores oficiais do Exército Brasileiro estariam sendo modificadas para alinhá-lo ao comunismo. Neste ano, o Aos Fatos desmentiu uma série de vídeos falsos (1, 2, 3, 4 e 5) afirmando que estruturas militares teriam sido pintadas recentemente de vermelho.

Referências:
1. Exército Brasileiro
2. Aos Fatos (1, 2, 3, 4 e 5)
3. Instagram (@3bdainfmtz_exercito)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.