Estudo coreano não concluiu que distanciamento social é inútil contra Covid-19

Compartilhe

Publicações nas redes sociais enganam ao sugerir que uma pesquisa sul-coreana provaria que o distanciamento social é inútil para conter a transmissão da Covid-19 (veja aqui). Na realidade, o estudo concluiu que pessoas que moravam com um infectado contraíram a doença mais do que as que não viviam na mesma casa. Segundo os pesquisadores, esse resultado reforça a importância das medidas de proteção, inclusive dentro das residências.

A pesquisa foi citada em um tweet contra a quarentena postado pelo deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) e em postagens de teor similar no Facebook. O conteúdo enganoso foi marcado com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).

Confira abaixo, em detalhes, o que checamos.


FALSO

Pois é… #quarentenainútil
ATENÇÃO: Maior pesquisa feita até hoje, acompanhando todos os contágios dos primeiros dois meses de Covid-19 na Coreia, divulgada pelo CDC americano, mostra que a contaminação dentro de casa foi 6 vezes maior do que fora de casa.

O estudo da Coreia do Sul citado pelo deputado Osmar Terra (MDB-RS) não prova nem indica que as quarentenas são inúteis. A pesquisa, publicada na revista do CDC (Center for Disease Control and Prevention, autoridade sanitária dos EUA), monitorou 59.073 pessoas que tiveram contato com pacientes de Covid-19, divididas entre as que moravam ou não com eles. A análise concluiu que 11,8% dos que viviam com um infectado foram diagnosticados com a doença ante 1,9% dos contatos que não residiam na mesma casa.

Ou seja, o estudo não mediu o grau de contaminação pelo novo coronavírus em todas as situações possíveis, mas somente entre pessoas que tiveram contato com um doente. Nesse cenário, os diagnósticos de Covid-19 entre os que moravam na mesma residência do infectado foram cerca de seis vezes superiores aos dos que não viviam.

“O resultado [do estudo] não sugere que o distanciamento social não seja eficaz, mas que ele provavelmente reduziu a transmissão não residencial (quando comparada à transmissão doméstica)”, afirmou ao Aos Fatos, por e-mail, um dos autores da pesquisa, Young June Choe, professor assistente da Hallym University.

Quarentena. O período de isolamento social pode ter contribuído para a maior incidência de contaminação no grupo que morava com o paciente, pois as famílias passaram a ficar mais tempo juntas, segundo os pesquisadores. Eles, porém, reforçam a importância das medidas de distanciamento, higiene e proteção, inclusive dentro das residências, e sugerem ainda o isolamento de pacientes fora do ambiente doméstico.

“Dada a alta taxa de infecção nas famílias, medidas de proteção individual devem ser usadas em casa para reduzir o risco de transmissão. Se possível, o isolamento de coorte [pacientes de Covid-19] fora dos hospitais, como em um Centro de Tratamento Comunitário, pode ser uma opção viável para gerenciar a transmissão doméstica”, diz trecho do estudo.

O estudo também não permite afirmar se as pessoas que foram diagnosticadas durante o monitoramento pegaram a doença em casa ou fora dela, como reconhecem os pesquisadores no documento. Assim, mesmo entre os casos de familiares que vivam com um paciente, não se pode determinar exatamente a origem da contaminação.

Procurado, Osmar Terra não respondeu ao pedido de entrevista de Aos Fatos. Em levantamento realizado pelo Radar Aos Fatos em meados de abril, ele foi apontado como o congressista que mais publicou informações falsas ou distorcidas sobre a pandemia no Twitter: 38 de seus 159 posts continham algum tipo de desinformação (cerca de 24%).

Colaborou: Priscila Pacheco


De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.

Referências

  1. Aos Fatos
  2. CDC

Compartilhe

Leia também

falsoPosts compartilham vídeo gravado nos EUA como se fosse registro de tornado no Paraná

Posts compartilham vídeo gravado nos EUA como se fosse registro de tornado no Paraná

falsoVídeo que mostra ônibus sendo levado por tornado no Paraná foi gerado por IA

Vídeo que mostra ônibus sendo levado por tornado no Paraná foi gerado por IA

falsoÉ falso que Amazônia não tem impacto sobre clima global

É falso que Amazônia não tem impacto sobre clima global

fátima
Fátima