Estrada japonesa mostrada em foto foi construída em dois meses, não em 24 horas

Compartilhe

Não é verdade que foi construído em 24 horas o trecho de uma estrada japonesa mostrada em foto que circula em posts nas redes sociais (veja aqui). A obra levou cerca de dois meses para ser concluída. A estrutura foi erguida provisoriamente na região de Fukui após um deslizamento de terra interditar a via original em meados de 2018.

Publicada por páginas e perfis pessoais no Facebook, a peça de desinformação já acumulava ao menos 66 mil compartilhamentos até a tarde desta quarta-feira (16). Todas as postagens enganosas foram marcadas com o selo FALSO pelo Aos Fatos na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


FALSO

Estrada pré-moldada, obra de emergência feita no Japão em 24 horas para não atrapalhar o fluxo.

Segundo publicações que circulam nas redes sociais, a imagem de uma estrada que contorna um deslizamento de terra mostraria o resultado de apenas um dia de trabalho dos japoneses. De acordo com as postagens, a ponte seria um modelo pré-moldado que teria sido utilizado para não atrapalhar o fluxo de veículos da região.

Uma busca reversa da imagem, no entanto, desmente tais afirmações. A mesma fotografia, sem indicação de autoria, aparece em notícias sobre a construção de uma ponte temporária em formato de “U” na Rodovia Nacional nº 305, na região da cidade japonesa de Fukui. Segundo as matérias, o desvio foi construído para liberar o tráfego, interditado desde que fortes chuvas provocaram deslizamentos de terra na região em julho de 2018.

Segundo o jornal Fukuishimbun Online em agosto de 2018, a prefeitura da cidade planejava a construção da estrutura temporária em formato de “U”. No dia 1º de novembro, o mesmo periódico informou que o trecho havia sido concluído. As obras, no entanto, começaram no dia 27 de agosto, o que significa que a ponte demorou cerca de dois meses para ser construída. O site TrafficNews, inclusive, publicou uma foto do processo de produção:

O mesmo boato circulou também em outras línguas, tendo sido publicado inclusive no site de humor americano 9gag e em fóruns online como o Reddit. Ela foi checada pelo Factly e, no Brasil, pelo E-Farsas.

Referências

  1. Vn Express
  2. Fukui Shimbun Online (1 e 2)
  3. Traffic News.jp

Compartilhe

Leia também

Como empresas de tecnologia apoiam a ofensiva anti-imigração do governo Trump

Como empresas de tecnologia apoiam a ofensiva anti-imigração do governo Trump

Presidente de comissão do PL da IA visita Google nos EUA e gera questionamento sobre conflito de interesses

Presidente de comissão do PL da IA visita Google nos EUA e gera questionamento sobre conflito de interesses

falsoGolpe usa ‘deepfakes’ e imagens de criança doente para roubar dinheiro de doações

Golpe usa ‘deepfakes’ e imagens de criança doente para roubar dinheiro de doações