Posts compartilham entrevista fictícia para alegar que Lula defendeu Janja por ofensas contra Musk

Compartilhe

Não é verdade que o presidente Lula defendeu em entrevista o posicionamento da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, que proferiu ofensas contra o empresário Elon Musk. As peças de desinformação compartilham um texto ficcional publicado pelo portal GGN. Na verdade, Lula, durante um discurso, repreendeu indiretamente a fala da primeira-dama.

Posts nas redes que replicam a entrevista falsa somavam cerca de 12 mil curtidas no Instagram até esta quinta-feira (21) e circulam também no Threads.

A Janja é uma mulher adulta e totalmente responsável pela fala dela, ela não fala apenas o que eu concordo, ela fala o que pensa. E eu não vou mandar ela calar a boca, se é isso que você está me perguntando, nossa relação não é baseada no silêncio dela.

Post que replica entrevista imaginária de Lula defendendo Janja

Posts nas redes têm compartilhado como se fosse real um trecho de uma entrevista ficcional de Lula publicada no portal GGN. No texto, a colunista Rita Almeida imagina a reação do presidente ao ser questionado sobre as ofensas proferidas por Janja contra Elon Musk.

“No meu mundo ideal, uma provável entrevista a Lula que abordasse a fala de Janja no G20 seria assim", diz a publicação do GGN da última segunda-feira (18). No texto, a colunista sinaliza que se trata de uma “entrevista imaginária” e de um “texto de ficção escrito com muita vontade de ser realidade”.

Em fala durante mesa de discussão sobre o combate a desinformação no Cria G20, no Rio de Janeiro, no último sábado (16), Janja disse: “fuck you [vá se foder, em português], Elon Musk”. A declaração repercutiu na imprensa e no meio político e foi respondida pelo bilionário em post no X.

No mesmo dia em que o xingamento foi proferido, Lula, em discurso, repreendeu indiretamente a fala da primeira-dama. “Eu queria dizer para vocês que essa é uma campanha em que a gente não tem que ofender ninguém. Nós não temos que xingar ninguém. Nós precisamos apenas indignar a sociedade".

O caminho da apuração

Aos Fatos buscou posicionamentos oficiais de Lula após os xingamentos proferidos por Janja contra Elon Musk e localizou a reprimenda pública do presidente. Também buscamos o texto presente nas peças desinformativas no Google e encontramos a coluna do portal GGN, constatando tratar-se de um texto de ficção.

Compartilhe

Leia também

falsoLegislação impede nomeação de Bolsonaro para Embaixada dos EUA no Brasil

Legislação impede nomeação de Bolsonaro para Embaixada dos EUA no Brasil

Grupos neonazistas no Telegram celebram gesto de Musk em posse de Trump

Grupos neonazistas no Telegram celebram gesto de Musk em posse de Trump

falsoÉ falso que deputada Erika Hilton inflou número de seguidores no Instagram

É falso que deputada Erika Hilton inflou número de seguidores no Instagram