Posts enganam ao comparar esforços de militares e governo no RS com ajuda enviada por Luciano Hang

Compartilhe

Não é verdade que o empresário Luciano Hang, dono da Havan, enviou o mesmo número de aeronaves que o governo para auxiliar no resgate às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. As publicações que fazem essa comparação enganosa citam a informação verdadeira de que tanto Hang quanto a Força Aérea mobilizaram dois helicópteros, mas omitem que o governo federal enviou até sábado (4) outras 20 aeronaves, além de 84 embarcações, 385 viaturas e mais de mil militares.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (6).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo não é bem assim

Um catarinense deslocou o MESMO NÚMERO de helicópteros que a Força Aérea para ajudar na tragédia do RS. A imprensa catarinense não deveria estar orgulhosamente noticiando o fato? Não está! Afinal, o catarinense é o Luciano Hang…

Posts enganam ao igualar a ajuda prestada pela FAB com a de Luciano Hang ao Rio Grande do Sul; além de dois helicópteros, a FAB tem utilizado aviões de transportes e remotamente controlados para ajudar os afetados pelas enchentes no estado gaúcho

Publicações enganam ao afirmar que o empresário Luciano Hang mobilizou o mesmo número de aeronaves que o governo para auxiliar as equipes de resgate no Rio Grande do Sul. Além dos dois helicópteros enviados pela FAB (Força Aérea Brasileira), foram mobilizadas outras 20 aeronaves, além de 84 embarcações, 385 viaturas e 1.103 militares. As informações foram divulgadas no último sábado (4), mesma data de publicação da peça de desinformação, pelo Comando Militar do Sul.

Números atualizados pelo Exército nesta segunda-feira (6) mostram que o efetivo aumentou. Até o momento, há 42 aeronaves, 240 embarcações e 2.000 viaturas prestando ajuda à população gaúcha.

Leia mais
BIPE Mentiras sobre enchentes no Rio Grande do Sul ocultam informações essenciais, atrasam socorro e ampliam crise
Nas Redes Veículos com doações para vítimas da enchente no RS não estão sendo barrados em postos da Fazenda

Outro ponto omitido pelas publicações enganosas é que os dois helicópteros enviados pela Força Aérea não são modelos civis, e sim máquinas especializadas em operações militares. As aeronaves H-60L Black Hawk, que estavam alocadas nas bases aéreas de Santa Maria (RS) e Canoas (RS), têm tecnologia para realizar operações de resgate em condições adversas.

Além dos dois helicópteros, a Força enviou também os aviões KC-390 Millenium e C-98 Caravan para o transporte de pacientes e equipamentos hospitalares. No domingo (5), também passou a ser empregado o RQ-900, aeronave pilotada remotamente, para mapear a população em risco nas áreas afetadas pelas enchentes.

Já Luciano Hang anunciou na última quinta-feira (2) o envio de dois helicópteros da Havan para prestar apoio às operações no Vale do Taquari. Segundo o empresário, as aeronaves seguem em campo nesta segunda-feira (6).

Leia mais
Nas Redes Vídeo que mostra gado sendo levado por enchente foi gravado no México, não no RS
Nas Redes Vídeo que mostra resgate com carregadeira em enchente foi gravado na China, não no RS

As peças de desinformação têm origem em posts publicados pelo ex-deputado estadual Bruno Souza (Novo-SC). Aos Fatos tentou contato com Souza para que pudesse comentar a checagem, mas não houve resposta.

Referências

  1. Instagram (1 e 2)
  2. X
  3. Exército Brasileiro
  4. Força Aérea Brasileira (1 e 2)
  5. Revista Força Aérea
  6. Folha de S.Paulo

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo de Deolane cobrando Lula é antigo e não tem relação com prisão dela

Vídeo de Deolane cobrando Lula é antigo e não tem relação com prisão dela

falsoÉ falso que diabetes seja causada por vermes que se alojam no pâncreas

É falso que diabetes seja causada por vermes que se alojam no pâncreas

falsoGolpe simula site da Starlink e engana ao oferecer internet vitalícia

Golpe simula site da Starlink e engana ao oferecer internet vitalícia