Encenação na Indonésia circula como se mostrasse assalto de surfista no mar do RJ

Compartilhe

Não é verdade que uma imagem mostra o momento em que um surfista é assaltado dentro do mar em uma praia na zona sul do Rio de Janeiro. As cenas compartilhadas pelas peças de desinformação registram uma encenação ocorrida em Bali, na Indonésia, e originalmente compartilhada no Instagram por perfis especializados em surfe.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam cerca de 2.000 compartilhamentos no X e dezenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quarta-feira (17).

Surfista é assaltado enquanto surfava na praia de Iporotuca - Zona Sul do Rio de Janeiro

A imagem mostra uma cena no mar com três pessoas. À esquerda, uma pessoa de camisa clara está deitada sobre a prancha. Ao lado, à direita, há outra pessoa usando uma touca sobre a cabeça e uma camisa preta, levantando o braço direito e segurando uma arma. Ao fundo, o mar é azul e calmo. Próximo a elas, à direita e abaixo da pessoa que aponta a arma, há uma outra pessoa vestindo uma camisa branca, em cima de uma prancha amarela, observando a cena. Sobre a imagem, há um quadro com texto em letras pretas sobre fundo branco, onde lê-se: 'Surfista é assaltado enquanto surfava na praia de Iporotuca - Zona Sul do Rio de Janeiro'. Acima dessa frase, há um pequeno ícone verde com aspas brancas.

Posts nas redes enganam ao compartilhar uma encenação filmada na Indonésia como se fosse um registro de um assalto ocorrido no meio do mar em uma praia no Rio de Janeiro. Por meio de busca reversa, Aos Fatos verificou que as imagens foram compartilhadas originalmente acompanhadas da explicação de que se tratava de uma “brincadeira”.

A gravação completa foi publicada no último sábado (13) por perfis especializados em surfe. Nela, o autor do registro relata ter visto o homem armado e se assustado, mas confirma que tudo não passou de uma encenação:

"Me chega um cara aqui do lado, pai, com um colete, o colete com aquele negócio do rádio aqui assim, amador, uma pistola, uma algema e uma touca ninja. Olhei para a cara do maluco, falei assim: 'Que isso, irmão?'. Aí, ele falou assim: 'Não, não, eu vou fazer uma brincadeira ali dentro da água'", afirma o autor do registro no vídeo.

Na gravação original, também é possível observar que havia um cinegrafista dentro do mar registrando toda a movimentação. Além disso, as publicações enganosas afirmam que o suposto assalto teria ocorrido na praia de Iporotuca — que sequer existe no Rio.

Esta peça de desinformação também foi checada pelo Fato ou Fake.

O caminho da apuração

Por meio de busca reversa, Aos Fatos encontrou a gravação original, publicada por dois perfis especializados em surfe no Instagram, e verificou que se tratava de uma encenação ocorrida na Indonésia, não um assalto no Rio de Janeiro.

Também não encontramos registros de ocorrência similar na imprensa nacional.

Compartilhe

Leia também

Japinha do CV não morreu e, na verdade, sequer é quem todo mundo pensava que era

Japinha do CV não morreu e, na verdade, sequer é quem todo mundo pensava que era

falsoVídeo de ato muçulmano em Nova York é de 2023 e não tem relação com novo prefeito

Vídeo de ato muçulmano em Nova York é de 2023 e não tem relação com novo prefeito

falsoVídeo que mostra suposta rota de fuga de chefe do Comando Vermelho foi gerado por IA

Vídeo que mostra suposta rota de fuga de chefe do Comando Vermelho foi gerado por IA

fátima
Fátima