🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Empire State e Torre Eiffel não foram iluminados de verde e amarelo no 7 de Setembro deste ano

Por Luiz Fernando Menezes

8 de setembro de 2021, 16h18

É falso que o Empire State Building, em Nova York, e a Torre Eiffel, em Paris, foram iluminados de verde e amarelo em apoio às manifestações bolsonaristas do 7 de Setembro, como alegam nas redes (veja aqui). As fotos nos posts são antigas: a que retrata o prédio americano mostra homenagem à independência do Brasil em 2018 e a do monumento francês tem a ver com o Mundial de Rugby de 2007. Aos Fatos verificou ainda que as atrações turísticas não foram iluminadas com as duas cores recentemente.

As fotos em contexto enganoso vêm sendo compartilhadas por perfis pessoais no Facebook desde a manhã de terça-feira (7) e acumulavam ao menos 15 mil compartilhamentos até a tarde desta quarta (8).


Nova York e Paris também apoiando o Brasil na manifestação.

As postagens checadas usam duas fotos antigas ao alegar, de maneira falsa, que o Empire State Building, em Nova York, e a Torre Eiffel, em Paris, foram iluminados com as cores da bandeira do Brasil para dar apoio às manifestações bolsonaristas neste 7 de Setembro.

A imagem que mostra o topo do edifício norte-americano iluminado de azul, amarelo e verde foi, na verdade, registrada em 2018, quando a atração turística homenageou o 7 de Setembro em uma parceria com o consulado brasileiro em Nova York.

Além da foto ser antiga, não há registro de que o Empire State homenageou os atos de terça-feira, como é possível verificar no calendário de iluminação do prédio e nos registros da seção Câmera ao Vivo do site oficial. A última vez que o prédio recebeu iluminação especial foi nesta segunda-feira (6), para celebrar o Dia do Trabalho nos EUA. As cores usadas foram vermelho, branco e azul.

Já a imagem da Torre Eiffel de verde e amarelo não tem qualquer relação com o Brasil. De acordo com o site oficial do monumento, a iluminação especial é de 2007, quando a França sediou o Campeonato Mundial de Rugby. Imagens do mesmo momento podem ser encontradas em bancos de imagens (veja abaixo), com data de 5 de setembro daquele ano. A foto da torre usada na postagem está disponível na internet pelo menos desde 2013.

Em busca por registros recentes da Torre Eiffell no Instagram, Aos Fatos também não encontrou nenhuma fotografia que mostre uma iluminação verde e amarela. Na gravação ao vivo do ponto turístico disponível na internet é possível ver que, atualmente, a torre está apenas com as tradicionais luzes amarelas.

Não é a primeira vez que essas duas fotos são reunidas em uma postagem desinformativa. Em outubro de 2018, circulou nas redes que as iluminações teriam sido em homenagem à vitória de Jair Bolsonaro nas eleições daquele ano. A mesma foto da Torre Eiffel também foi tirada de contexto em postagem de 2016. Naquele ano, usuários do Twitter compartilharam a imagem como se ela registrasse uma homenagem às vítimas do atentado suicida à cidade de Lahore, no Paquistão.

Referências:

1. Twitter (@EmpireStateBldg (1 e 2)
2. Empire State Building (1 e 2)
3. Tour Eiffel
4. Alamy
5. TinEye
6. Instagram (@toureiffeloficielle)
7. Webcam-HD.fr
8. ScoopWhoop
9. India Times


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.