Embate entre Lula e Padre Kelmon no debate da Globo fomenta violência política nas redes

Compartilhe

Chamado de “padre de festa junina” pela candidata Soraya Thronicke (União Brasil), o que lhe rendeu um direito de resposta, o presidenciável Padre Kelmon (PTB) trocou papéis durante os intervalos com o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), desrespeitou as regras do debate em mais de uma ocasião e protagonizou o mais acalorado bate-boca da noite, com Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A performance contra o petista viralizou em redes bolsonaristas. O embate com microfones desligados levou o mediador William Bonner a interromper a interação para pedir que os candidatos se acalmassem. Embora a troca de ofensas tenha sido mútua, com Lula o chamando de “fariseu”, para os bolsonaristas Kelmon saiu vitorioso — o que rendeu conteúdos que incentivam a violência política.

Leia mais
Tempo Real Checamos os candidatos à Presidência no debate da TV Globo

Uma montagem do ex-presidente ensanguentado, com a legenda “o padre já foi?”, teve mais de 2.500 visualizações no Telegram, sendo compartilhada também em versão de vídeo no WhatsApp. Outro vídeo que circulou no aplicativo coloca sob o rosto de Lula um filtro que imita um olho roxo.

As postagens violentas também foram endossadas no Twitter pelo próprio Padre Kelmon, que compartilhou uma montagem que mostraria ele “exorcizando” o ex-presidente, que aparece com os olhos virados. “Continuem em oração! Está quase lá!”, escreveu, atingindo mais de 48 mil interações. A imagem havia sido compartilhada durante a madrugada pelo influenciador bolsonarista Bernardo Küster, com a legenda “sai, capeta”, e também foi parar em grupos bolsonaristas no WhatsApp.

Petistas também promoveram ataques ao Padre Kelmon, mas em menor escala. Candidata a deputada federal no Rio de Janeiro, Elika Takimoto (PT) tuitou que “bateria no padre”, atingindo mais de 92 mil interações.

Compartilhe

Leia também

Japinha do CV não morreu e, na verdade, sequer é quem todo mundo pensava que era

Japinha do CV não morreu e, na verdade, sequer é quem todo mundo pensava que era

falsoVídeo de ato muçulmano em Nova York é de 2023 e não tem relação com novo prefeito

Vídeo de ato muçulmano em Nova York é de 2023 e não tem relação com novo prefeito

falsoVídeo que mostra suposta rota de fuga de chefe do Comando Vermelho foi gerado por IA

Vídeo que mostra suposta rota de fuga de chefe do Comando Vermelho foi gerado por IA

fátima
Fátima