É falso que embaixadores não aplaudiram Bolsonaro após discurso desinformativo sobre eleição

Compartilhe

É falso que o presidente Jair Bolsonaro (PL) não recebeu aplausos de embaixadores e representantes diplomáticos de países estrangeiros após encontro em que repetiu informações falsas sobre o processo eleitoral brasileiro, conforme é dito nas redes sociais (veja aqui). Registros da imprensa mostram o gesto dos representantes internacionais ao fim do evento realizado nesta segunda (18), no Palácio da Alvorada.

As postagens enganosas contam com 13.167 interações no TikTok, 4.224 retuítes e centenas de compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (19).


Selo falso

Momento em que Bolsonaro encerra o vexame das mentiras com os embaixadores esperando aplausos e não é aplaudido.

Postagens enganam ao dizer que Bolsonaro não foi aplaudido por embaixadores

Postagens nas redes sociais enganam ao afirmar que o presidente Jair Bolsonaro não foi aplaudido após o discurso que fez a diplomatas estrangeiros nesta segunda (18), com informações falsas sobre o processo eleitoral brasileiro. Registros de veículos de comunicação mostram que houve aplausos após o discurso, marcado por desinformações sobre a segurança do sistema eletrônico de votação. Na transmissão ao vivo pelo canal do presidente no YouTube também foi possível ouvir palmas.

Confira o vídeo:

O canal público TV Brasil cortou o áudio da transmissão logo após Bolsonaro finalizar as declarações e dizer obrigado aos participantes, o que pode ter sido a fonte inicial da desinformação.

Leia mais
Checamos Veja a transcrição e as checagens do discurso de Bolsonaro a embaixadores
Checamos Bolsonaro usa encontro com embaixadores para repetir informações falsas sobre eleição

Durante o discurso, Bolsonaro atacou o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), insistiu que as urnas eletrônicas não são seguras e repetiu histórias falsas sobre fraude eleitoral. Embaixadores presentes disseram ao Globo, em condição de anonimato, que as declarações de Bolsonaro não convenceram por falta de provas contra o sistema eleitoral e que a democracia brasileira pode estar ameaçada.


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Compartilhe

Leia também

Por um uso ético da IA no jornalismo

Por um uso ético da IA no jornalismo

falsoBolsonaro não admitiu em áudio participação de Flávio em ‘rachadinha’

Bolsonaro não admitiu em áudio participação de Flávio em ‘rachadinha’

falsoFilho de Lula não comprou a Azul Linhas Aéreas

Filho de Lula não comprou a Azul Linhas Aéreas