É falso que o presidente Jair Bolsonaro (PL) não recebeu aplausos de embaixadores e representantes diplomáticos de países estrangeiros após encontro em que repetiu informações falsas sobre o processo eleitoral brasileiro, conforme é dito nas redes sociais (veja aqui). Registros da imprensa mostram o gesto dos representantes internacionais ao fim do evento realizado nesta segunda (18), no Palácio da Alvorada.
As postagens enganosas contam com 13.167 interações no TikTok, 4.224 retuítes e centenas de compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (19).
Momento em que Bolsonaro encerra o vexame das mentiras com os embaixadores esperando aplausos e não é aplaudido.
Postagens nas redes sociais enganam ao afirmar que o presidente Jair Bolsonaro não foi aplaudido após o discurso que fez a diplomatas estrangeiros nesta segunda (18), com informações falsas sobre o processo eleitoral brasileiro. Registros de veículos de comunicação mostram que houve aplausos após o discurso, marcado por desinformações sobre a segurança do sistema eletrônico de votação. Na transmissão ao vivo pelo canal do presidente no YouTube também foi possível ouvir palmas.
Confira o vídeo:
O canal público TV Brasil cortou o áudio da transmissão logo após Bolsonaro finalizar as declarações e dizer obrigado aos participantes, o que pode ter sido a fonte inicial da desinformação.
Durante o discurso, Bolsonaro atacou o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), insistiu que as urnas eletrônicas não são seguras e repetiu histórias falsas sobre fraude eleitoral. Embaixadores presentes disseram ao Globo, em condição de anonimato, que as declarações de Bolsonaro não convenceram por falta de provas contra o sistema eleitoral e que a democracia brasileira pode estar ameaçada.
Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.