🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Eleitor não votou antecipadamente para o 2º turno no PA

Por Priscila Pacheco

28 de outubro de 2022, 17h38

Não é verdade que uma imagem dos comprovantes de votação no primeiro e no segundo turno das eleições deste ano ateste que um eleitor do Pará votou antecipadamente no pleito, como alegam nas redes. Segundo o TRE-PA (Tribunal Regional Eleitoral do Pará), o homem citado recebeu por engano o comprovante do segundo turno, e poderá votar normalmente no domingo (30).

Esta peça de desinformação circulava nesta sexta-feira (28) no Facebook e no WhatsApp (fale com a Fátima).


Selo falso

Não é verdade que um eleitor do Pará já votou no segundo turno deste ano. Segundo o TRE-PA, o homem citado em posts nas redes recebeu por engano no primeiro turno o comprovante de votação do pleito deste domingo (30). Isso, entretanto, não contabiliza votos nem impede que ele vote. O eleitor, inclusive, foi identificado por biometria, o que impede a duplicidade do voto ou que outra pessoa compareça às urnas no lugar dele, segundo o órgão eleitoral.

É impossível votar antecipadamente no segundo turno, pois em cada votação a Justiça Eleitoral gera novas mídias com identificação dos candidatos As zerésimas são impressas antes do pleito e atestam que as urnas não registraram voto antes do início oficial. No fim da eleição, os logs e os boletins das urnas também ficam disponíveis para checagem dos resultados.

No dia da eleição, é feito um Teste de Integridade: uma votação pública, aberta e auditada para verificar se o voto digitado é o mesmo que será contabilizado pela urna. Esse procedimento, que atesta a confiança das máquinas de votação, ocorre nos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) e é acompanhado por empresa de auditoria externa.

Referências:

1. TSE

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.