🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Julho de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Texto do ‘El País’ de 2018 sobre Bolsonaro e mercado financeiro circula como se fosse atual

Por Luiz Fernando Menezes

18 de julho de 2022, 15h07

Não é atual, mas de 2018, o vídeo que circula nas redes sociais em que um homem mostra um exemplar impresso do jornal espanhol El País que traz reportagem com o título “Bolsonaro atrai o mercado financeiro brasileiro” (veja aqui). A edição apresentada no vídeo é do dia 3 de outubro daquele ano — antes, portanto, de Jair Bolsonaro (PL) ter sido eleito presidente.

O vídeo descontextualizado acumulava mais de 25 mil compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (18).


Selo não é bem assim

Olha o que a Europa está dizendo do Brasil!

Vídeo de 2018 circula nas redes para sugerir que mídia europeia elogia Bolsonaro

Um vídeo de 2018 no qual um homem não identificado mostra uma edição do jornal impresso espanhol El País com a reportagem “Bolsonaro atrai o mercado financeiro brasileiro” vem circulando como se fosse atual. O Aos Fatos não identificou a publicação original, mas o vídeo pode ser encontrado nas redes sociais desde o início de outubro de 2018 — antes, portanto, da eleição presidencial daquele ano.

Outro indício que mostra que o registro é antigo é a manchete do jornal. A reportagem “Supremo leva Rodrigo Rato à prisão pelos ‘cartões pretos’”, referente a decisão do tribunal espanhol, foi publicada no dia 3 de outubro de 2018. Na página 2, há um texto sobre a ex-primeira ministra do Reino Unido, Theresa May, ter feito uma entrada antes de um discurso ao som de Abba. Isso também aconteceu no dia 3 de outubro.

As últimas reportagens publicadas pelo El País espanhol que citam o presidente Jair Bolsonaro não tratam de investimentos. As três mais recentes, por exemplo, foram: “Medo de violência e atentado contra Lula paira sobre campanha eleitoral no Brasil” (17 de julho), “Bolsonaro destinará quase US$ 7,5 bilhão em gastos sociais a menos de três meses das eleições brasileiras” (15 de julho) e “As artimanhas violentas de Bolsonaro para não deixar Lula voltar” (15 de julho).

Referências:

1. Facebook
2. TSE
3. El País (1, 2, 3, 4 e 5)
4. Euronews


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.