Não é uma montagem feita pelo deputado André Janones (Avante-MG) a imagem que mostra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) torcendo pela seleção brasileira em um estádio no Qatar, como afirma áudio que circula nas redes. O vídeo que mostrou o filho do presidente foi ao ar na transmissão oficial da Fifa, na última segunda-feira (28), durante o jogo entre Brasil e Suíça. Eduardo Bolsonaro confirmou que está no país-sede da Copa do Mundo e publicou, nas suas redes, um encontro com o chefe de Estado local, o emir Tamim bin Hamad Al Thani.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam ao menos 3.000 curtidas no Instagram e circulam também no WhatsApp, no qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).
Tão espalhando no Telegram, Twitter, no Instagram, nas redes sociais, enfim, né, uma foto do Eduardo Bolsonaro torcendo para a seleção brasileira lá no Qatar. Não é nem um vídeo, é uma foto, tá? Pra tentar desanimar o pessoal. É uma montagem essa foto, foi feita pelo Janones, tá?
É mentira que a imagem de Eduardo Bolsonaro ao lado de torcedores durante a partida entre Brasil e Suíça pela Copa do Mundo seja uma montagem feita por André Janones. As cenas que mostraram Eduardo Bolsonaro foram captadas pela transmissão oficial da Fifa, no intervalo da partida que aconteceu no dia 28 de novembro, e estão disponíveis no canal de YouTube CazéTV a partir de 1 hora, 57 minutos e 47 segundos.
O deputado passou a ser criticado por apoiadores do presidente que se manifestam contra o resultado das eleições em frente a quartéis pelo país. Na terça-feira (29), Eduardo publicou um vídeo no qual afirmou que estava no Qatar para entregar “pendrives” com vídeos que explicam a situação atual do Brasil. No final da tarde, ele também publicou em seu Twitter fotos com o chefe de Estado do Qatar, Tamim bin Hamad Al Thani, e com o presidente da Fifa, Gianni Infantino.
Terno e sapato no estádio para encontrar com Sheik @TamimBinHamad, líder do Qatar e anfitrião da copa, que humildemenyr recebeu este não presidente
— Eduardo Bolsonaro 22.22🇧🇷 (@BolsonaroSP) November 29, 2022
Junto o pres. FIFA Gianni @FIFANTINO super educado também. Por onde passo pode ter a certeza de que levo verdades sobre o Brasil. pic.twitter.com/kaqLBvfDE4