É uma montagem o tweet de Haddad com elogio a Nicolás Maduro

Compartilhe

Trata-se de uma montagem um tweet atribuído ao candidato à Presidência do PT, Fernando Haddad, que mostra uma mensagem de apoio ao ditador da Venezuela, Nicolás Maduro. O texto jamais foi publicado na conta do petista que, inclusive, não tuitou nada sobre a Venezuela.

A montagem atribui a seguinte frase ao petista (os erros ortográficos foram mantidos): “A revolução que acontece na Venezuela, é sem dúvidas uma conquista que deverá ser exemplo para todos os Paises! Parabéns Maduro! Estamos juntos !”.

A imagem tem circulado em grupos de WhatsApp e foi enviada de lá por leitores do Aos Fatos (saiba mais) como sugestão de checagem. Para participar, envie uma mensagem para (21) 99747-2441.

A montagem também foi publicada em outras redes sociais e, somente no Facebook, foi compartilhada 2.700 vezes a partir de um perfil pessoal. Este post foi marcado como FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).

Confira abaixo, em detalhes, o que checamos.


FALSO

Haddad: “A revolução que acontece na Venezuela, é sem dúvidas uma conquista que deverá ser exemplo para todos os Paises! Parabéns Maduro! Estamos juntos !”

Uma busca no Twitter mostra que a conta de Fernando Haddad (@Haddad_Fernando) não tem nenhum tweet com a palavra “Venezuela”. Também não há tweets com a palavra “Maduro”. Além disso, o texto do falso tweet apresenta erros ortográficos graves. O sujeito e o verbo estão separados por vírgula e a palavra “países” está grafada sem acento agudo. A última exclamação também está separada da frase.

Vale dizer que, em 13 de agosto, Haddad declarou que a Venezuela e a Nicarágua, regimes que ainda são apoiados pelo PT, não são democracias. O presidenciável afirmou: “Quando você está em conflito aberto, como está lá, não pode caracterizar como uma democracia. A sociedade não está conseguindo, por meios institucionais, chegar a um denominador comum.”

Já o PT, sigla de Haddad, declarou apoio ao regime venezuelano em diversas ocasiões. Em maio, o partido divulgou, com o PC do B, nota de apoio à reeleição de Maduro, que classificaram como “expressão da vitalidade do sistema eleitoral democrático venezuelano e dos sólidos laços do governo com o povo”. Em junho, a OEA (Organização dos Estados Americanos), órgão que hoje fiscaliza a eleição brasileira, declarou que o pleito na Venezuela havia sido ilegítimo.

A nota de apoio mais recente assinada pelo PT é de agosto, quando Maduro declarou ter sido vítima de uma tentativa de atentado político, o que não ficou comprovado. Após o episódio, a secretária de Relações Internacionais do partido, Monica Valente, escreveu: “Rechaçamos as pretensões de violência que buscam alterar as decisões democráticas do povo da Venezuela, pretensões essas que atentam contra a paz na Venezuela e na região latino americana e caribenha”.

Compartilhe

Leia também

falsoSuperior Tribunal Militar não impediu Bolsonaro de cumprir pena na Papuda

Superior Tribunal Militar não impediu Bolsonaro de cumprir pena na Papuda

falsoÉ falso que estrangeiro que veio ao Brasil para COP30 foi internado com ebola em Belém

É falso que estrangeiro que veio ao Brasil para COP30 foi internado com ebola em Belém

falsoCena de tornado no Paraná foi gerada por IA

Cena de tornado no Paraná foi gerada por IA

fátima
Fátima