Não é verdadeira a imagem que mostra Gustavo Petro, presidente eleito da Colômbia, ao lado do traficante Pablo Escobar (1949-1993), como afirmam postagens (veja aqui). Uma foto real que mostra Escobar ao lado de outras pessoas foi manipulada digitalmente para inserir um registro do rosto de Petro feito em 1994.
O conteúdo enganoso reunia ao menos 1.000 compartilhamentos no Facebook nesta quarta-feira (22) e também tem sido disseminado no WhatsApp (fale com a Fátima).
Publicações nas redes sociais compartilham uma imagem em que o rosto do presidente eleito da Colômbia, Gustavo Petro, foi inserido digitalmente sobre o de um homem sem camisa, não identificado, que está sentado ao lado do traficante colombiano Pablo Escobar, morto em 1993. A foto original foi publicada por Jhon Jairo Velásquez Vásquez, em seu perfil no Facebook (veja abaixo).
Edição. Rosto de homem não identificado ao lado de Pablo Escobar foi substituído por retrato de Petro registrado em 1994.
A data em que a imagem foi registrada não foi divulgada. Segundo a agência de checagem Colombiacheck, é possível estimar que o registro foi feito entre o final da década de 1980 e início da década de 1990 porque um dos homens da foto original, que enquadra mais pessoas, é Gustavo de Jesús Gaviria, primo de Escobar morto em 11 de agosto de 1990.
A imagem do rosto de Petro foi retirada de uma foto em que ele aparece ao lado do ex-presidente venezuelano Hugo Chávez (1954-2013), em julho de 1994, em Bogotá. A mesma imagem aparece em sites como o La Silla Vacía e Pacifista como um registro feito pela rede colombiana de notícias Colprensa.
A montagem de Petro também foi checada pelo Boatos.org, pela AFP Checamos e pelo português Observador. Antes de circular em língua portuguesa, a publicação também foi compartilhada em língua espanhola.
Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.