🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Junho de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É montagem foto em que Lula e Haddad seguram bandeira com frase 'Lázaro é inocente'

Por Priscila Pacheco

21 de junho de 2021, 16h50

Não é verdadeira, mas uma montagem, a foto que circula nas redes sociais (veja aqui) em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-candidato à Presidência Fernando Haddad (PT) seguram uma bandeira com a frase "Lázaro é inocente", em alusão ao foragido da polícia e suspeito de cometer uma chacina no Distrito Federal. A imagem original foi tirada em novembro de 2019 e traz os dizeres "Lula é inocente".

A foto adulterada reunia centenas de compartilhamentos nesta segunda-feira (21) no Facebook e foi marcada com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


É uma montagem a foto em que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Fernando Haddad (PT) seguram uma bandeira com os dizeres “Lázaro é inocente” e o desenho do rosto do foragido da polícia e suspeito de uma chacina no Distrito Federal. A imagem original foi registrada em 8 de novembro de 2019, quando o ex-presidente deixou a prisão, e a bandeira na realidade estampava a frase "Lula é inocente" e o rosto do petista.

A foto verdadeira foi feita por Ricardo Stuckert e está disponível na conta oficial de Lula no Facebook. Além de Haddad, aparece ao lado do ex-presidente sua noiva Rosângela da Silva, conhecida como Janja.

Também é possível encontrar na internet um vídeo do site Poder 360 que mostra, a partir de 58 segundos, o momento no qual Lula recebe a bandeira e posa para a foto com o grupo.

Buscas reversas no Google, Yandex e Tineye, usando a imagem que cita o nome de Lázaro, dão como resultados imagens com diferentes ângulos do registro original, caso de uma publicação da Veja.

Referências:

1. Facebook Lula
2. Poder 360
3. G1
4. Instagram Ricardo Stuckert
5. Google
6. Yandex
7. Tineye
8. Veja


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.