🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Julho de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É montagem foto em que Lula aparece com o rosto atingido por ovos

Por Marco Faustino

8 de julho de 2021, 17h12

Não é verdadeira, mas uma montagem, a foto que circula nas redes em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com o rosto atingido por ovos (veja aqui). A adulteração foi feita a partir de duas imagens: uma registrada em 2016, que mostra o petista emocionado em discurso; e outra do ex-prefeito de São Miguel do Oeste (SC), Nelson Foss da Silva (PT), que de fato foi atacado com ovos em evento da caravana de Lula em 2018.

Posts com a montagem reuniam ao menos 10.000 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quinta-feira (8) e foram marcados com o selo FALSO na ferramenta de verificação da plataforma ‌(‌saiba‌ ‌como‌ ‌funciona‌).


Uma foto adulterada tem sido compartilhada nas redes sociais para afirmar, de maneira enganosa, que o ex-presidente Lula foi atingido por ovos em Santa Catarina. O rosto do petista foi extraído de uma imagem de 2016 e colado sobre uma imagem que registra o ex-prefeito de São Miguel do Oeste (SC), Nelson Foss da Silva (PT), após ser atingido por ovos atirados em evento da caravana de Lula em 2018.

As manchas amarelas no rosto de Lula também não existem na imagem original (veja abaixo), tirada pelo fotógrafo Victor Moriyama, da agência Getty Images, durante um discurso do ex-presidente na sede do PT em São Bernardo do Campo em 2016. Na foto, ele ainda usa uma camisa vermelha, não azul.


Discurso. Foto mostra o ex-presidente Lula durante discurso na sede do PT em São Bernardo do Campo, em 2016.

Já o corpo utilizado na montagem é do ex-prefeito petista de São Miguel do Oeste (SC), Nelson Foss, que de fato foi atacado por ovos durante um evento da caravana de Lula na cidade catarinense em 25 de março de 2018.

A foto original é creditada ao fotógrafo Ivan Ansolin, do Portal São Miguel. Nela, é possível ver que as marcas de ovos na camisa azul do ex-prefeito são do mesmo tamanho e estão em posição idêntica às da montagem (veja abaixo).


Ovada. Foto mostra Nelson Foss, ex-prefeito de São Miguel do Oeste, em março de 2018

Na noite do dia 25 de março de 2018, moradores de um prédio vizinho arremessaram ovos contra um palanque onde Lula discursava, na cidade de São Miguel do Oeste. O ex-presidente, no entanto, não foi atingido e deixou o local protegido por dois guarda-chuvas levados por seguranças.

Essa peça de desinformação também foi checada por AFP Checamos, Boatos.org e Lupa.

Referências:

1. Getty Images
2. Peperi
3. Facebook
4. Estadão


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.