🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Junho de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É montagem foto em que Lewis Hamilton veste camiseta com o rosto de Lula

Por Luiz Fernando Menezes

13 de junho de 2022, 16h15

Trata-se de uma montagem a foto em que o piloto Lewis Hamilton aparece vestindo uma camiseta com a imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que circula nas redes sociais (veja aqui). O rosto de Lula foi adicionado digitalmente à foto original, publicada no perfil oficial de Lewis Hamilton no Instagram em abril de 2021, que mostra o piloto vestindo uma camiseta com marcas de patrocinadores. Não há registro de que Hamilton tenha apoiado Lula em algum momento.

O conteúdo enganoso reunia 3.300 compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (13) e também circula no Twitter.


Selo falso

Foto foi editada para inserir rosto de Lula em blusa de Lewis Hamilton

O rosto do ex-presidente Lula (PT) foi adicionado digitalmente a uma camiseta usada pelo piloto britânico de Fórmula 1 Lewis Hamilton em postagens que circulam nas redes sociais. Na imagem original, que pode ser encontrada no perfil oficial do piloto no Instagram, a roupa possui logotipos de marcas patrocinadoras, como a petroleira Petronas e a empresa de indústria química Ineos.

Comparação entre montagem e foto original atesta que estampa foi inserida digitalmente.
Comparação. Montagem falsa (E) e foto original, que mostra estampas de patrocinadores no peito, e não na barriga (Reprodução/Instagram Lewis Hamilton)

Não foram encontrados por Aos Fatos, na imprensa e nas redes sociais do piloto, imagens que mostrem Hamilton vestindo roupas com a imagem do petista ou manifestações de apoio a Lula. O britânico, no entanto, já adotou uma postura crítica a Bolsonaro — em maio de 2021, ele publicou a frase “meu coração está com vocês”, junto com imagens de manifestações contrárias ao governo.

Na última quinta-feira (9), a Câmara dos Deputados concedeu a Hamilton o título de cidadão honorário brasileiro, a partir de requerimento do deputado André Figueiredo (PDT-CE). O piloto comemorou a decisão e disse estar “sem palavras”, porque o Brasil é um dos seus lugares favoritos no mundo.

Referências:

1. Instagram (lewis_and_max 1 e 2)
2. Grande Prêmio
3. Câmara dos Deputados


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.