É montagem foto em que Lewis Hamilton veste camiseta com o rosto de Lula

Compartilhe

Trata-se de uma montagem a foto em que o piloto Lewis Hamilton aparece vestindo uma camiseta com a imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que circula nas redes sociais (veja aqui). O rosto de Lula foi adicionado digitalmente à foto original, publicada no perfil oficial de Lewis Hamilton no Instagram em abril de 2021, que mostra o piloto vestindo uma camiseta com marcas de patrocinadores. Não há registro de que Hamilton tenha apoiado Lula em algum momento.

O conteúdo enganoso reunia 3.300 compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (13) e também circula no Twitter.


Selo falso

Foto foi editada para inserir rosto de Lula em blusa de Lewis Hamilton

O rosto do ex-presidente Lula (PT) foi adicionado digitalmente a uma camiseta usada pelo piloto britânico de Fórmula 1 Lewis Hamilton em postagens que circulam nas redes sociais. Na imagem original, que pode ser encontrada no perfil oficial do piloto no Instagram, a roupa possui logotipos de marcas patrocinadoras, como a petroleira Petronas e a empresa de indústria química Ineos.

Comparação entre montagem e foto original atesta que estampa foi inserida digitalmente.
Comparação. Montagem falsa (E) e foto original, que mostra estampas de patrocinadores no peito, e não na barriga (Reprodução/Instagram Lewis Hamilton)

Não foram encontrados por Aos Fatos, na imprensa e nas redes sociais do piloto, imagens que mostrem Hamilton vestindo roupas com a imagem do petista ou manifestações de apoio a Lula. O britânico, no entanto, já adotou uma postura crítica a Bolsonaro — em maio de 2021, ele publicou a frase “meu coração está com vocês”, junto com imagens de manifestações contrárias ao governo.

Na última quinta-feira (9), a Câmara dos Deputados concedeu a Hamilton o título de cidadão honorário brasileiro, a partir de requerimento do deputado André Figueiredo (PDT-CE). O piloto comemorou a decisão e disse estar “sem palavras”, porque o Brasil é um dos seus lugares favoritos no mundo.


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Referências

  1. Instagram (1 e 2)
  2. Grande Prêmio
  3. Câmara dos Deputados

Compartilhe

Leia também

não é bem assimTrump decidiu taxar aço e alumínio antes de Lula exigir que americano ‘falasse manso’

Trump decidiu taxar aço e alumínio antes de Lula exigir que americano ‘falasse manso’

falsoVídeo não mostra Ivete Sangalo cheirando cocaína em trio elétrico

Vídeo não mostra Ivete Sangalo cheirando cocaína em trio elétrico

falsoMusk não descobriu transações milionárias ilegais de Alexandre de Moraes nos EUA

Musk não descobriu transações milionárias ilegais de Alexandre de Moraes nos EUA