É montagem foto em que jogadores do Flamengo seguram camisa com nome de Bolsonaro

Compartilhe

A foto que circula nas redes sociais que mostra jogadores do Flamengo segurando uma camisa do time onde se lê "Bolsonaro 17" é uma montagem (veja aqui). O nome do presidente e o número do PSL foram inseridos sobre a imagem original, registrada em 2018 durante uma homenagem dos atletas ao zagueiro Juan.

Publicações com a foto manipulada contabilizavam ao menos 17.000 compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (4).


Trata-se de uma montagem a foto que circula nas redes sociais em que jogadores do Flamengo seguram uma camisa com a inscrição "Bolsonaro 17" no verso. O registro original mostra uma homenagem ao zagueiro Juan, que utilizava o número 4, e foi feito pelo fotógrafo do clube, Gilvan de Souza, em 8 de setembro de 2018 (confira abaixo).


Original. O meio-campista Diego Ribas segura a camisa do jogador Juan, número 4, no Flamengo.

Na época, Juan sofreu ruptura do tendão de Aquiles na véspera de uma partida contra a Chapecoense. Após marcar o segundo gol do Flamengo contra o time catarinense, o meio-campista Diego Ribas recebeu de um membro da comissão técnica a camisa do zagueiro e a exibiu para a torcida — momento retratado pela imagem.

Juan se aposentou como jogador no dia 27 de abril de 2019, em partida contra o Cruzeiro, pela 1ª rodada do Campeonato Brasileiro daquele ano. Atualmente, ele ocupa o cargo de gerente técnico no Flamengo.

Uma peça de desinformação similar foi checada pela Lupa em novembro de 2019. A diferença é que a camisa trazia o nome do candidato à Presidência pelo PT em 2018, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, e o número 13, do partido dele.


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos do Facebook. Veja aqui como funciona a parceria.

Compartilhe

Leia também

Por um uso ético da IA no jornalismo

Por um uso ético da IA no jornalismo

falsoBolsonaro não admitiu em áudio participação de Flávio em ‘rachadinha’

Bolsonaro não admitiu em áudio participação de Flávio em ‘rachadinha’

falsoFilho de Lula não comprou a Azul Linhas Aéreas

Filho de Lula não comprou a Azul Linhas Aéreas