🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É montagem foto em que jogadores do Flamengo seguram camisa com nome de Bolsonaro

Por Marco Faustino

4 de outubro de 2021, 16h34

A foto que circula nas redes sociais que mostra jogadores do Flamengo segurando uma camisa do time onde se lê "Bolsonaro 17" é uma montagem (veja aqui). O nome do presidente e o número do PSL foram inseridos sobre a imagem original, registrada em 2018 durante uma homenagem dos atletas ao zagueiro Juan.

Publicações com a foto manipulada contabilizavam ao menos 17.000 compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (4).


Trata-se de uma montagem a foto que circula nas redes sociais em que jogadores do Flamengo seguram uma camisa com a inscrição "Bolsonaro 17" no verso. O registro original mostra uma homenagem ao zagueiro Juan, que utilizava o número 4, e foi feito pelo fotógrafo do clube, Gilvan de Souza, em 8 de setembro de 2018 (confira abaixo).


Original. O meio-campista Diego Ribas segura a camisa do jogador Juan, número 4, no Flamengo.

Na época, Juan sofreu ruptura do tendão de Aquiles na véspera de uma partida contra a Chapecoense. Após marcar o segundo gol do Flamengo contra o time catarinense, o meio-campista Diego Ribas recebeu de um membro da comissão técnica a camisa do zagueiro e a exibiu para a torcida — momento retratado pela imagem.

Juan se aposentou como jogador no dia 27 de abril de 2019, em partida contra o Cruzeiro, pela 1ª rodada do Campeonato Brasileiro daquele ano. Atualmente, ele ocupa o cargo de gerente técnico no Flamengo.

Uma peça de desinformação similar foi checada pela Lupa em novembro de 2019. A diferença é que a camisa trazia o nome do candidato à Presidência pelo PT em 2018, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, e o número 13, do partido dele.

Referências:

1. Futebol Interior
2. Globo Esporte
3. Lance
4. Fla Resenha


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos do Facebook. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.