É montagem foto do ex-presidente Lula lendo um livro de cabeça para baixo

Compartilhe

É falso que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi fotografado lendo um livro de cabeça para baixo, conforme afirmam postagens nas redes (veja aqui). A imagem que vem sendo compartilhada é uma montagem feita a partir de um registro publicado pelo escritor Paulo Coelho, em sua conta oficial no Twitter, em agosto de 2010. Na foto, Lula aparece segurando um livro do escritor, intitulado “O Aleph”, na posição correta.

Publicações enganosas com a foto acumulavam ao menos 4,4 mil compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quarta-feira (17) e foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (veja como funciona).


Mostrar isso quando disserem que Bolsonaro não sabe usar a máscara. Mídia maldita … financiada com as moedas da traição… Bando de Judas

Circula nas redes sociais uma imagem do ex-presidente Lula lendo um livro de cabeça para baixo. A fotografia original, no entanto, publicada em 9 de agosto de 2010 pelo escritor Paulo Coelho em seu perfil no Twitter, mostra o petista com o livro na posição correta (veja abaixo).

“A grande surpresa do dia fica por conta desta foto do Presidente Lula com O Aleph, meu novo livro”, escreveu Paulo Coelho, na época.

Outro detalhe que denota a adulteração na imagem é que, se o livro estivesse realmente de cabeça para baixo, Lula teria que segurar a capa com a mão direita, diferentemente do que é retratado na imagem.

Esta peça de desinformação também foi checada pelo Boatos.org e pelo E-farsas.

Compartilhe

Leia também

Redes ecoam defesa de Bolsonaro, agora réu em julgamento de suposta trama golpista

Redes ecoam defesa de Bolsonaro, agora réu em julgamento de suposta trama golpista

Em primeiro discurso após se tornar réu, Bolsonaro mente sobre 8 de Janeiro e eleições

Em primeiro discurso após se tornar réu, Bolsonaro mente sobre 8 de Janeiro e eleições

falsoÉ falso que advogado de ex-chefe da Marinha admitiu que Bolsonaro teria dado ‘curso prático de golpe’

É falso que advogado de ex-chefe da Marinha admitiu que Bolsonaro teria dado ‘curso prático de golpe’