🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Março de 2020. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É montagem foto de Schwarzenegger usando camiseta ‘Bolsonaro Presidente’

Por Luiz Fernando Menezes

2 de março de 2020, 15h36

Foi editada a foto em que o ator e ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, aparece vestindo uma camiseta onde se lê “Bolsonaro Presidente”. Na imagem original, tirada em agosto de 2015, ele usava uma camiseta vermelha sem nenhuma estampa.

A foto editada (veja aqui) tem sido compartilhada no Facebook desde a semana passada por perfis pessoais e páginas, tendo acumulado ao menos 13 mil compartilhamentos até a tarde desta segunda-feira (2). Todas essas publicações foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


FALSO

Uma fotografia em que Arnold Schwarzenegger aparece vestindo uma camiseta com os dizeres “Bolsonaro Presidente” tem sido compartilhada nas redes para fazer crer que o ator e ex-governador da Califórnia apoie o presidente brasileiro. A imagem, no entanto, foi editada digitalmente: na foto real (abaixo, à esquerda), Schwarzenegger traja camisa vermelha que tem apenas o símbolo da Nike.

A imagem original foi registrada em agosto de 2015 pela agência fotográfica X17, especializada em flagras de celebridades de Hollywood, e publicada pelo Daily Mail. Na ocasião, o ator caminhava em Beverly Hills.

Aos Fatos não encontrou manifestações públicas de apoio de Schwarzenegger ao presidente brasileiro. Bolsonaro, no entanto, já demonstrou ser fã do ex-governador em maio de 2019, quando enviou a ele um “certificado de reconhecimento”. “Ao ilustríssimo senhor Arnold Schwarzenegger. Os agradecimentos da República Federativa do Brasil pela sua dedicação e integridade durante sua trajetória na vida artística, social e política”, dizia o documento.

Referências:

1. Daily Mail
2. IstoÉ


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.