🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É montagem foto de ministro do TSE com blusa de Lula

Por Luiz Fernando Menezes

16 de setembro de 2022, 16h43

Não é real a foto em que o ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Benedito Gonçalves aparece vestido com uma blusa alusiva ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como afirmam publicações nas redes (veja aqui). A montagem traz o rosto do juiz e a estampa do petista sobre uma imagem que, originalmente, mostra o blogueiro de moda Bruno Barretto. Gonçalves é corregedor-geral da Justiça Eleitoral e vetou o uso de imagens do Sete de Setembro pela campanha de Jair Bolsonaro (PL).

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook e no Twitter nesta sexta-feira (16) e também circulam no WhatsApp, no qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Montagem mostra ministro Benedito Gonçalves com blusa do Lula

É uma montagem a foto que postagens nas redes sociais indicam mostrar o ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Benedito Gonçalves com uma blusa de apoio ao ex-presidente Lula. O rosto do magistrado e estampa do petista foram inseridos sobre na imagem original, que mostra o blogueiro Bruno Barretto e foi publicada no perfil de Instagram @estilochubby em 23 de julho de 2017.

A imagem do rosto do ministro do TSE foi extraída de um registro do fotógrafo Gilmar Ferreira e publicada pelo site Consultor Jurídico em 8 de setembro deste ano.

Montagem desinformativa, à esquerda, adiciona a efígie de Lula e o rosto de Benedito Gonçalves, no canto superior à direita, ao corpo de Bruno Barretto, no canto inferior direito.
Montagem. Peça desinformativa (à esquerda) adiciona a efígie de Lula e o rosto de Benedito Gonçalves (acima, à direita) ao corpo de Bruno Barretto (abaixo, à direita).

A montagem começou a circular nas redes sociais após Gonçalves determinar a retirada de propagandas do presidente Jair Bolsonaro (PL) que utilizavam imagens gravadas durante os atos do Sete de Setembro deste ano. O ministro foi indicado ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) pelo ex-presidente Lula em 2008 e eleito corregedor-geral da Justiça Eleitoral no início de setembro deste ano.

Referências:

1. Instagram (@estilochubby)
2. Conjur
3. CNN Brasil
4. EBC
5. TSE


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.