É montagem foto de ministro do TSE com blusa de Lula

Compartilhe

Não é real a foto em que o ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Benedito Gonçalves aparece vestido com uma blusa alusiva ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como afirmam publicações nas redes (veja aqui). A montagem traz o rosto do juiz e a estampa do petista sobre uma imagem que, originalmente, mostra o blogueiro de moda Bruno Barretto. Gonçalves é corregedor-geral da Justiça Eleitoral e vetou o uso de imagens do Sete de Setembro pela campanha de Jair Bolsonaro (PL).

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook e no Twitter nesta sexta-feira (16) e também circulam no WhatsApp, no qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Montagem mostra ministro Benedito Gonçalves com blusa do Lula

É uma montagem a foto que postagens nas redes sociais indicam mostrar o ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Benedito Gonçalves com uma blusa de apoio ao ex-presidente Lula. O rosto do magistrado e estampa do petista foram inseridos sobre na imagem original, que mostra o blogueiro Bruno Barretto e foi publicada no perfil de Instagram @estilochubby em 23 de julho de 2017.

A imagem do rosto do ministro do TSE foi extraída de um registro do fotógrafo Gilmar Ferreira e publicada pelo site Consultor Jurídico em 8 de setembro deste ano.

Montagem desinformativa, à esquerda, adiciona a efígie de Lula e o rosto de Benedito Gonçalves, no canto superior à direita, ao corpo de Bruno Barretto, no canto inferior direito.
Montagem. Peça desinformativa (à esquerda) adiciona a efígie de Lula e o rosto de Benedito Gonçalves (acima, à direita) ao corpo de Bruno Barretto (abaixo, à direita).

A montagem começou a circular nas redes sociais após Gonçalves determinar a retirada de propagandas do presidente Jair Bolsonaro (PL) que utilizavam imagens gravadas durante os atos do Sete de Setembro deste ano. O ministro foi indicado ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) pelo ex-presidente Lula em 2008 e eleito corregedor-geral da Justiça Eleitoral no início de setembro deste ano.


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Compartilhe

Leia também

falsoPosts usam foto de outra pessoa para sugerir que autor de atentado contra Trump era trans

Posts usam foto de outra pessoa para sugerir que autor de atentado contra Trump era trans

Pré-candidato, Marçal oferece prêmio a seguidores e especialistas veem infração eleitoral

Pré-candidato, Marçal oferece prêmio a seguidores e especialistas veem infração eleitoral

Atentado contra Trump aponta riscos de uma moderação enfraquecida nas ‘big techs’

Atentado contra Trump aponta riscos de uma moderação enfraquecida nas ‘big techs’