🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Fevereiro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É montagem foto de Luciano Huck com deputado Daniel Silveira

Por Luiz Fernando Menezes

18 de fevereiro de 2021, 14h02

Não é verídica a imagem em que o apresentador Luciano Huck aparece ao lado do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), preso na última terça-feira (16). A imagem circulou inicialmente no Twitter como uma piada, mas logo depois viralizou nas redes sem a indicação de que seria humorística (veja aqui). A foto original foi adulterada, trocando o rosto de Junior Durski, empresário e dono da rede de restaurantes Madero, pelo de Silveira.

Outras duas montagens que tentavam relacionar Silveira e Huck também passaram a ser compartilhadas nas redes a partir desta quinta-feira (18).

Posts que trazem as montagens sem indicação de que se tratam de imagens editadas acumulavam ao menos 11.500 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quinta-feira (18) e foram marcados com o selo FALSO na ferramenta de verificação disponibilizada pela rede social (saiba como funciona).


É MUITA FALTA DE SORTE

Trata-se de uma montagem a foto que mostra o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) junto a Luciano Huck. Na imagem original (veja abaixo), quem está ao lado do apresentador é o empresário Junior Durski, dono do Madero. A foto foi publicada no site da jornalista Juliana Rangel, em setembro de 2017, quando Huck tornou-se sócio da rede de restaurantes.

A imagem com os rostos trocados foi postada originalmente como piada pelo diretor de redação da Revista Fórum, Renato Rovai, no Twitter, na noite da última quarta-feira (17). A imagem editada, no entanto, passou a ser compartilhada como se fosse verídica.

Após a repercussão, Rovai deletou o tweet e publicou uma nota na manhã desta quinta-feira (18) admitindo que tratava-se de uma montagem postada em tom de sátira.

Outras versões. Além da imagem acima, outras duas montagens passaram a ser compartilhadas nas redes sociais desde quinta-feira (18) para sugerir uma relação entre o deputado e o apresentador. A primeira, que mostra os dois em um cenário aberto, possui indícios de edição (veja abaixo): ao diminuir o brilho da foto, é possível verificar que a iluminação no rosto de Huck é completamente diferente da de Silveira e que o contorno do cabelo do apresentador apresenta ruídos e uma qualidade inferior.

Aos Fatos realizou uma busca reversa para tentar encontrar a imagem original, mas não obteve resultados. Também foram feitas pesquisas no Instagram do apresentador e no Twitter de Daniel Silveira. Vale ressaltar que as redes sociais de Silveira foram retiradas do ar por ordem judicial.

Já uma outra versão (veja abaixo) utilizou uma foto do apresentador com o ex-ministro da Justiça Sergio Moro, registrada durante o Fórum Econômico Mundial de Davos de 2019. A peça de desinformação apenas inseriu o rosto do deputado em cima do de Moro.

Referências:

1. Juliana Rangel
2. Twitter (@renato_rovai)


Esta checagem foi atualizada às 13h30 do dia 19 de fevereiro de 2021 para acrescentar duas outras montagens que vem sendo compartilhadas nas redes sociais.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.