🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Maio de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É montagem foto de erros ortográficos em cartaz de manifestante governista

Por Luiz Fernando Menezes

28 de maio de 2019, 15h58

É montagem a foto de uma mulher segurando um cartaz com erros crassos de português, tais como “educassão”, “muinto” e “há favor”. Os dizeres na placa apresentam indícios de manipulação. Em publicações nas redes sociais, a imagem é atribuída a uma das manifestações em favor do governo Bolsonaro no último domingo. Apesar de indícios que apontam para isso, a imagem original não foi encontrada para atestar que foi feita no ato governista.

No Facebook, a peça de desinformação já tem mais de 10 mil compartilhamentos nesta terça-feira (28). Todas as publicações foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


FALSO

Sou há favor dos corte na educassão governo já investi muinto

Circula nas redes sociais a foto digitalmente manipulada de uma mulher segurando um cartaz recheado de erros ortográficos, como “educassão”, “muinto” e “há favor”.

A manipulação fica evidente ao escurecer a imagem (veja acima): pode-se verificar que há uma mensagem atrás da que é apresentada pela montagem e uma mancha sobre a qual o texto com os erros foi inserido.

A AFP encontrou a foto original: ela foi publicada pela conta do BuzzFeed News Brasil e realmente foi feita em um dos protestos de domingo. No cartaz real, está escrita a mensagem "Chamem o cabo e o soldado. Vergonha do STF".


Esta checagem foi atualizada às 10h35 do dia 29 de maio de 2019 para adicionar a foto original.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.