É montagem foto de erros ortográficos em cartaz de manifestante governista

Compartilhe

É montagem a foto de uma mulher segurando um cartaz com erros crassos de português, tais como “educassão”, “muinto” e “há favor”. Os dizeres na placa apresentam indícios de manipulação. Em publicações nas redes sociais, a imagem é atribuída a uma das manifestações em favor do governo Bolsonaro no último domingo. Apesar de indícios que apontam para isso, a imagem original não foi encontrada para atestar que foi feita no ato governista.

No Facebook, a peça de desinformação já tem mais de 10 mil compartilhamentos nesta terça-feira (28). Todas as publicações foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


FALSO

Sou há favor dos corte na educassão governo já investi muinto

Circula nas redes sociais a foto digitalmente manipulada de uma mulher segurando um cartaz recheado de erros ortográficos, como “educassão”, “muinto” e “há favor”.

A manipulação fica evidente ao escurecer a imagem (veja acima): pode-se verificar que há uma mensagem atrás da que é apresentada pela montagem e uma mancha sobre a qual o texto com os erros foi inserido.

A AFP encontrou a foto original: ela foi publicada pela conta do BuzzFeed News Brasil e realmente foi feita em um dos protestos de domingo. No cartaz real, está escrita a mensagem "Chamem o cabo e o soldado. Vergonha do STF".


Esta checagem foi atualizada às 10h35 do dia 29 de maio de 2019 para adicionar a foto original.

Compartilhe

Leia também

Japinha do CV não morreu e, na verdade, sequer é quem todo mundo pensava que era

Japinha do CV não morreu e, na verdade, sequer é quem todo mundo pensava que era

falsoVídeo de ato muçulmano em Nova York é de 2023 e não tem relação com novo prefeito

Vídeo de ato muçulmano em Nova York é de 2023 e não tem relação com novo prefeito

falsoVídeo que mostra suposta rota de fuga de chefe do Comando Vermelho foi gerado por IA

Vídeo que mostra suposta rota de fuga de chefe do Comando Vermelho foi gerado por IA

fátima
Fátima