🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É montagem capa da ‘Veja’ que descarta possibilidade de reeleição de Bolsonaro

Por Marco Faustino

24 de novembro de 2021, 12h48

A revista Veja não publicou a manchete “a chance de ‘reeleição’ é zero” com a foto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), como sustentam postagens nas redes sociais (veja aqui). A capa da edição de 29 de setembro de 2021 foi alterada digitalmente. O texto original reproduz a frase “a chance de um golpe é zero”, dita pelo mandatário em entrevista.

Postagens com a montagem acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook nesta quarta-feira (24).


Selo falso

Circula nas redes sociais a reprodução de uma capa da revista Veja que foi manipulada digitalmente para inserir a frase “a chance de ‘reeleição’ é zero” sobre a foto do presidente Jair Bolsonaro. Na edição verdadeira, publicada em 29 de setembro de 2021, a manchete reproduz a declaração “a chance de um golpe é zero”, dita pelo mandatário em entrevista.


Original. Imagem mostra a capa originalmente publicada pela revista Veja em 29 de setembro de 2021.

Bolsonaro falou à Veja dias depois dos atos antidemocráticos do 7 de Setembro e do subsequente recuo do discurso do presidente. Para a revista, ele afirmou que “daqui pra lá, a chance de um golpe é zero. De lá pra cá, a gente vê que sempre existe essa possibilidade”, referindo-se aos pedidos de impeachment apresentados pela oposição.

Em nenhum momento da entrevista, Bolsonaro disse que a chance de se reeleger era “zero”. Quando questionado sobre 2022, afirmou: “se não for crime eleitoral, eu respondo: pretendo disputar”.

Referências:

1. Revista Veja


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.