🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Agosto de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso vídeo que usa imagens do JN para dizer que Bolsonaro lidera pesquisa Ipec

Por Luiz Fernando Menezes

17 de agosto de 2022, 15h24

Um vídeo que circula nas redes sociais com cenas do Jornal Nacional (veja aqui) foi editado para divulgar a informação falsa de que o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), lidera a última pesquisa Ipec com 44% das intenções de voto, contra 32% do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As imagens usadas são da edição do dia 15 de agosto do telejornal da Globo, que mostrou os números reais da pesquisa: Lula com 44% das intenções de voto, e Bolsonaro com 32%.

A peça de desinformação circula principalmente no WhatsApp, rede social na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima). O vídeo também vem sendo compartilhado no Twitter e no Facebook.


Selo falso

Vídeo edita reportagem do Jornal Nacional para inverter posição de Bolsonaro e Lula na última pesquisa do Ipec

As imagens e o áudio de uma reportagem do Jornal Nacional veiculada no dia 15 de agosto foram editados em um vídeo que circula nas redes sociais para disseminar a alegação falsa de que o presidente Jair Bolsonaro lidera a pesquisa Ipec divulgada naquela data. Na reportagem original, é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que aparece na frente no levantamento.

No trecho em que são mostradas as porcentagens de intenção de voto, a animação do Jornal Nacional é substituída por uma imagem estática que traz os candidatos com as posições trocadas (veja comparação abaixo).

Comparação mostra que publicação falsa trocou as posições de Lula e Bolsonaro
Montagem. Peça de desinformação inverteu posições de Lula e Bolsonaro na pesquisa (Reprodução/Globoplay)

O áudio da fala da apresentadora Renata Vasconcellos também sofreu edição para inverter a posição dos candidatos (veja comparação abaixo). No áudio original, a âncora do Jornal Nacional começa falando de Lula e depois cita Bolsonaro.

Comparação mostra que o áudio do vídeo foi editado para trocar as posições de Lula e Bolsonaro

A pesquisa Ipec, divulgada no Jornal Nacional, ouviu 2.000 pessoas entre os dias 12 e 14 de agosto e mostra que Lula lidera as intenções de voto para a Presidência da República quando apresentados os nomes dos candidatos. Ele tem 44% das intenções, seguido de Bolsonaro, com 32%. Em terceiro lugar está Ciro Gomes (PDT), com 6%, e em quarto, Simone Tebet (MDB), com 2%.

Em nota enviada ao Aos Fatos, a assessoria da TV Globo afirmou que o vídeo é falso e que o Ipec está "denunciando a peça de desinformação no Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Ministério Público Eleitoral (MPE) para que adotem as medidas cabíveis".

Referências:

1. Facebook (Jornal Nacional)
2. G1


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta checagem foi atualizada às 16h15 do dia 17 de agosto para acrescentar a nota da TV Globo.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.