🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Julho de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que vídeo mostra Lula sendo xingado em Pernambuco

Por Priscila Pacheco

21 de julho de 2022, 19h02

É uma montagem o vídeo que faz parecer que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria sido xingado ao chegar a Garanhuns (PE) nesta quarta-feira (20) (veja aqui). Um áudio em que pessoas gritam “ladrão” foi inserido sobre imagens de uma visita petista a Teresina (PI) em agosto do ano passado.

As postagens enganosas contam com ao menos 4.200 compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (21).


Selo falso

Chegada de Lula em Garanhuns-PE. Hoje, 20/07/2022.

Montagem altera áudio de vídeo para fazer crer que Lula foi xingado em Garanhuns (PE)

Não é verdade que o vídeo mostre que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi xingado de ladrão ao chegar a Garanhuns (PE) nesta quarta-feira (20). Um áudio com o palavrão foi inserido sobre a gravação de uma visita do petista a Teresina (PI) em 17 de agosto de 2021.

Nas imagens originais, publicadas em um perfil no TikTok no dia da visita, Lula não é hostilizado. Confira abaixo, a partir de um minuto:

Na ocasião, o ex-presidente participou da inauguração de uma escola e encontrou lideranças políticas e prefeitos. Não há registros de protestos contra o petista durante a visita.

Aos Fatos não identificou a origem do áudio usado na peça desinformativa.

Referências:

1. Folha de Pernambuco
2. TikTok Leônidas Junior
3. Teresina FM
4. Piauí Hoje


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.