É falso tweet atribuído a Marília Mendonça que fala sobre avião em cachoeira

Por Priscila Pacheco

8 de novembro de 2021, 16h15

Não é verdade que a cantora Marília Mendonça escreveu no Twitter que teve um sonho com “pombas brancas em uma cachoeira” e um “desenho de um avião enorme nas pedras”, como afirmam postagens que circulam nas redes sociais (veja aqui). O Aos Fatos não encontrou o conteúdo no perfil oficial da artista e a sua assessoria disse que a mensagem é falsa. A cantora morreu em um acidente aéreo no dia 5 de novembro.

Posts que trazem o tweet falso contam ao menos 68 mil compartilhamentos nesta segunda-feira (8).


Selo falso

Circula nas redes sociais um tweet falso atribuído à cantora Marília Mendonça em que ela teria escrito, no dia 3 de novembro, que sonhou com pombas brancas em uma cachoeira que tinha o desenho de um avião. A assessoria de imprensa da cantora, que morreu em um acidente aéreo na última sexta-feira (5), disse que o conteúdo não é verdadeiro, e o Aos Fatos não encontrou a publicação na conta oficial da artista.

Em buscas avançadas no perfil de Marília Mendonça no Twitter pelos termos “sonho”, “estranho” e “avião”, não aparece texto semelhante. A palavra “pomba” não é citada em nenhuma postagem. Já o termo “cachoeira” consta de um tweet de maio de 2020: “Gente, mas eu sonhei com água, queda d’água, cachoeira, rio a noite todinha que Deus deu”.

Outra evidência de que se trata de uma imagem adulterada é a data e o horário indicados na postagem — 3 de novembro de 2021, à 0h03. Um tweet foi publicado nesse mesmo instante pela cantora, mas com conteúdo diferente: “se alguém perguntar onde eu tô, por favor, lembrem-se de avisar que eu tô nem aí 😊”. Às 6:03 do mesmo dia, foi postada uma foto com a mensagem “bom dia”.

Referências:

1. Twitter Marília Mendonça (Fontes 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8)
2. G1


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos do Facebook. Veja aqui como funciona a parceria.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.