É falso tweet atribuído a Marília Mendonça que fala sobre avião em cachoeira

Compartilhe

Não é verdade que a cantora Marília Mendonça escreveu no Twitter que teve um sonho com “pombas brancas em uma cachoeira” e um “desenho de um avião enorme nas pedras”, como afirmam postagens que circulam nas redes sociais (veja aqui). O Aos Fatos não encontrou o conteúdo no perfil oficial da artista e a sua assessoria disse que a mensagem é falsa. A cantora morreu em um acidente aéreo no dia 5 de novembro.

Posts que trazem o tweet falso contam ao menos 68 mil compartilhamentos nesta segunda-feira (8).


Selo falso

Circula nas redes sociais um tweet falso atribuído à cantora Marília Mendonça em que ela teria escrito, no dia 3 de novembro, que sonhou com pombas brancas em uma cachoeira que tinha o desenho de um avião. A assessoria de imprensa da cantora, que morreu em um acidente aéreo na última sexta-feira (5), disse que o conteúdo não é verdadeiro, e o Aos Fatos não encontrou a publicação na conta oficial da artista.

Em buscas avançadas no perfil de Marília Mendonça no Twitter pelos termos “sonho”, “estranho” e “avião”, não aparece texto semelhante. A palavra “pomba” não é citada em nenhuma postagem. Já o termo “cachoeira” consta de um tweet de maio de 2020: “Gente, mas eu sonhei com água, queda d’água, cachoeira, rio a noite todinha que Deus deu”.

Outra evidência de que se trata de uma imagem adulterada é a data e o horário indicados na postagem — 3 de novembro de 2021, à 0h03. Um tweet foi publicado nesse mesmo instante pela cantora, mas com conteúdo diferente: “se alguém perguntar onde eu tô, por favor, lembrem-se de avisar que eu tô nem aí 😊”. Às 6:03 do mesmo dia, foi postada uma foto com a mensagem “bom dia”.


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos do Facebook. Veja aqui como funciona a parceria.

Referências

  1. G1

Compartilhe

Leia também

falsoÉ falso que gastos de Janja somam R$ 63 milhões em dois anos

É falso que gastos de Janja somam R$ 63 milhões em dois anos

Exaltação à raiva masculina ressoa de subculturas ao mainstream na internet

Exaltação à raiva masculina ressoa de subculturas ao mainstream na internet

falsoImagem de Bolsonaro visitando Lula no hospital foi gerada por IA

Imagem de Bolsonaro visitando Lula no hospital foi gerada por IA