É falso tuíte em que Ciro Gomes teria declarado apoio a Bolsonaro

Compartilhe

É montagem um post em que Ciro Gomes (PDT) teria dito no Twitter que apoia o presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa do segundo turno à Presidência, como tem sido disseminado nas redes (veja aqui). Em monitoramento do Aos Fatos, que preserva também os tuítes apagados, não foi encontrada a mensagem. O ex-candidato do PDT não havia declarado apoio até esta segunda-feira (3). Em pronunciamento após a divulgação dos resultados, no domingo (2), ele disse que irá falar com amigos e o partido sobre as próximas decisões.

A peça desinformativa conta com 5.246 curtidas no Instagram e dezenas de compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (3). A montagem também circula no WhatsApp, mas a plataforma não permite averiguar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Postagem simula tuíte de Ciro Gomes para afirmar que ele declarou apoio a Jair Bolsonaro

É falsa uma publicação no Twitter atribuída a Ciro Gomes (PDT) sobre apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno para a Presidência. O Aos Fatos compila automaticamente desde fevereiro as postagens na rede social dos políticos que se candidataram ao Palácio do Planalto, mas não encontrou nenhuma mensagem de apoio do pedetista.

A foto usada pela peça de desinformação, em que o ex-candidato aparece ao lado de Bolsonaro no debate da Globo fazendo o 12 com as mãos, ilustrou um tuíte do dia 1° de outubro no qual Ciro pedia voto para ele mesmo.

O ex-candidato não fez postagens no Twitter na noite de domingo (2) nem durante o dia nesta segunda-feira (3).

Ao fazer um pronunciamento sobre o resultado do primeiro turno em transmissão ao vivo no YouTube, no domingo, Ciro disse que iria conversar com amigos e o partido sobre as próximas decisões. As outras redes sociais do pedetista também não contam com declarações de apoio.


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Referências

  1. Twitter Ciro Gomes (1 e 2)
  2. YouTube Ciro Gomes
  3. G1 (1 e 2)
  4. O Globo

Compartilhe

Leia também

Ações clandestinas da ‘Abin paralela’ realçam violências reais

Ações clandestinas da ‘Abin paralela’ realçam violências reais

falsoIdosa foi presa por tráfico, não por participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro

Idosa foi presa por tráfico, não por participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro

falsoLula devolveu 423 presentes recebidos durante mandatos anteriores

Lula devolveu 423 presentes recebidos durante mandatos anteriores