É falso que vídeo mostra rei do Bahrein escoltado por guarda-costas robô

Por Marco Faustino

12 de janeiro de 2022, 17h47

Não é verdade que o rei do Bahrein, Hamad bin Isa Al Khalifa, foi filmado enquanto era escoltado por um robô armado, como alegam nas redes sociais (veja aqui). O vídeo foi gravado em 2019 em uma feira de armamentos e tecnologia nos Emirados Árabes Unidos e mostra uma pessoa fantasiada de robô. Já o homem que aparece à frente também não é o monarca, como Aos Fatos constatou ao comparar as fisionomias.

As publicações com o conteúdo enganoso somavam ao menos 70.000 compartilhamentos nesta quarta-feira (12) no Facebook.


Selo falso

O rei do Bahrein chega a Dubai com seu guarda-costas, um robô que fala 6 idiomas e pode resgatá-lo de inimigos. Pode lutar fisicamente, perseguir, atirar. Armado com teaser elétrico, um sistema de câmera de 360 graus com um conjunto de câmeras infravermelhas, 3 metralhadoras ocultas com munição suficiente para combater contra 1.500 homens e uma metralhadora guiada a laser

Postagens que circulam nas redes sociais enganam ao afirmar que o vídeo mostra um robô que atua como guarda-costas do rei do Bahrein, Hamad bin Isa Al Khalifa. O homem que está na frente do equipamento eletrônico possui diferenças físicas nítidas em relação ao monarca, e o robô, na verdade, é uma fantasia.

Por meio de busca reversa por imagens, Aos Fatos localizou o mesmo vídeo compartilhado em fevereiro de 2019, no Facebook (veja aqui) e no YouTube (veja aqui). A gravação foi feita durante a 14ª edição da Idex, uma exibição internacional de tecnologia e armamentos, realizada em 2019 em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, não em Dubai, como também é alegado pelas peças checadas.

Aos Fatos não conseguiu identificar o homem que aparece no vídeo, mas verificou que ele possui um semblante com menos marcas de expressão, sobrancelhas mais grossas, nariz menor e menos arqueado, além de maçãs do rosto menos pronunciadas do que Hamad bin Isa Al Khalifa (veja o comparativo abaixo). Esses elementos são considerados por peritos forenses no momento de identificar pessoas, como já explicado por Aos Fatos. Além disso, o rei do Bahrein possui somente bigode, não barba.


Comparativo. À esquerda, o homem que aparece no vídeo; à direita, o rei do Bahrein em janeiro de 2019.

O “Titan, the robot” é um traje usado para fins de entretenimento em programas de TV, apresentações e eventos. Ele foi desenvolvido pela Cyberstein Robots. Embora ele seja apresentado como um robô, os movimentos são controlados por uma pessoa que fica no interior da vestimenta. No canal da empresa no YouTube também é possível assistir a vídeos de feiras e exposições das quais o “Titan the robot” participou.

Esta peça de desinformação também foi verificada pela AFP Checamos, E-farsas, e Lupa.

Referências:

1. Ministério das Relações Exteriores do Bahrein
2. Agência de Notícias do Bahrein
3. Facebook
4. YouTube (Fontes 1, 2, 3 e 4)
5. Idex
6. Army Recognition
7. Aos Fatos
8. Titan the robot
9. Business West
10. Robot Shop


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.