🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que vídeo mostra Lula bêbado durante inauguração de quadra esportiva

Por Priscila Pacheco

2 de setembro de 2021, 14h06

Não é verdade que um vídeo que circula nas redes mostre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) bêbado enquanto tenta chutar uma bola em uma quadra esportiva (veja aqui). O homem que aparece nas imagens é o prefeito de Tianguá (CE), Luiz Menezes (PSD), na inauguração de um ginásio na cidade em 22 de julho deste ano.

O vídeo com a atribuição enganosa reunia centenas de compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (2) e foi marcado como FALSO na ferramenta de verificação da plataforma (Saiba como funciona). A peça desinformativa também circula no Twitter e no YouTube.


Lula cheio de cachaça chutando a marca do centro da quadra pensando que era a bola

Não é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o homem que aparece em um vídeo vestido de azul e que se atrapalha ao tentar chutar uma bola no centro de uma quadra esportiva, como afirmam as postagens. A pessoa retratada é Luiz Menezes (PSD), prefeito de Tianguá, cidade no interior do Ceará.

Em 22 de julho, Menezes participou da inauguração de uma quadra poliesportiva na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Maria Vilanir de Jesus. Na ocasião, o prefeito arriscou alguns passes de futebol, conforme aparece em vídeo publicado em sua conta no Instagram. No dia seguinte, o site Fortaleza Ordinária publicou o vídeo em que Menezes se atrapalha ao tentar chutar a bola.

Na mesma época, o vídeo começou a circular no TikTok com a logo do Fortaleza Ordinária, mas sem nenhuma descrição. Por volta de 23 de agosto, o conteúdo começou a ser postado com a desinformação que envolve o nome de Lula.

Em sua recente passagem pelo Nordeste, Lula esteve uma vez em uma quadra esportiva, mas em Teresina (PI), em 17 de agosto, segundo a assessoria do petista. No evento, havia um palco montado, de onde o ex-presidente fez um discurso, e cadeiras enfileiradas para o público. No vídeo usado para desinformar, a quadra está vazia. Outra incongruência é que Lula não usava camiseta azul no Piauí, como aparece na peça de desinformação.

O ex-presidente esteve no Ceará cumprindo uma agenda política entre os dias 20 e 23 de agosto. O petista participou de um jantar e visitou o Complexo Portuário do Pecém com o governador Camilo Santana (PT), participou de entrevista coletiva, encontrou movimentos sociais e conversou com os políticos Tasso Jereissati (PSDB), Eunício Oliveira (MDB) e Cid Gomes (PDT). Nenhum dos eventos aconteceu em uma quadra como a retratada no vídeo.

A postagem enganosa foi checada pelo Fato ou Fake, do G1, e pelo Projeto Comprova.

Referências:

1. Prefeitura de Tianguá
2. Instagram prefeitura de Tianguá
3. Instagram Luiz Menezes
4. Fortaleza Ordinária
5. Diário do Nordeste
6. O Povo (Fontes 1 e 2)
7. Facebook Lula


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.