É falso que vídeo mostra Lula bêbado durante inauguração de quadra esportiva

Compartilhe

Não é verdade que um vídeo que circula nas redes mostre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) bêbado enquanto tenta chutar uma bola em uma quadra esportiva (veja aqui). O homem que aparece nas imagens é o prefeito de Tianguá (CE), Luiz Menezes (PSD), na inauguração de um ginásio na cidade em 22 de julho deste ano.

O vídeo com a atribuição enganosa reunia centenas de compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (2) e foi marcado como FALSO na ferramenta de verificação da plataforma (Saiba como funciona). A peça desinformativa também circula no Twitter e no YouTube.


Lula cheio de cachaça chutando a marca do centro da quadra pensando que era a bola

Não é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o homem que aparece em um vídeo vestido de azul e que se atrapalha ao tentar chutar uma bola no centro de uma quadra esportiva, como afirmam as postagens. A pessoa retratada é Luiz Menezes (PSD), prefeito de Tianguá, cidade no interior do Ceará.

Em 22 de julho, Menezes participou da inauguração de uma quadra poliesportiva na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Maria Vilanir de Jesus. Na ocasião, o prefeito arriscou alguns passes de futebol, conforme aparece em vídeo publicado em sua conta no Instagram. No dia seguinte, o site Fortaleza Ordinária publicou o vídeo em que Menezes se atrapalha ao tentar chutar a bola.

Na mesma época, o vídeo começou a circular no TikTok com a logo do Fortaleza Ordinária, mas sem nenhuma descrição. Por volta de 23 de agosto, o conteúdo começou a ser postado com a desinformação que envolve o nome de Lula.

Em sua recente passagem pelo Nordeste, Lula esteve uma vez em uma quadra esportiva, mas em Teresina (PI), em 17 de agosto, segundo a assessoria do petista. No evento, havia um palco montado, de onde o ex-presidente fez um discurso, e cadeiras enfileiradas para o público. No vídeo usado para desinformar, a quadra está vazia. Outra incongruência é que Lula não usava camiseta azul no Piauí, como aparece na peça de desinformação.

O ex-presidente esteve no Ceará cumprindo uma agenda política entre os dias 20 e 23 de agosto. O petista participou de um jantar e visitou o Complexo Portuário do Pecém com o governador Camilo Santana (PT), participou de entrevista coletiva, encontrou movimentos sociais e conversou com os políticos Tasso Jereissati (PSDB), Eunício Oliveira (MDB) e Cid Gomes (PDT). Nenhum dos eventos aconteceu em uma quadra como a retratada no vídeo.

A postagem enganosa foi checada pelo Fato ou Fake, do G1, e pelo Projeto Comprova.

Compartilhe

Leia também

Rede social que permitir posts criminosos pode ser responsabilizada, diz Ministério da Justiça

Rede social que permitir posts criminosos pode ser responsabilizada, diz Ministério da Justiça

falsoVídeo não mostra exército da Venezuela invadindo o Brasil

Vídeo não mostra exército da Venezuela invadindo o Brasil

falsoÉ falso que Lula propôs venda de alimentos fora da validade para reduzir preços

É falso que Lula propôs venda de alimentos fora da validade para reduzir preços