É falso que vídeo mostra furto de celular em evento com Lula

Compartilhe

Não é verdade que uma mulher teve o celular roubado ao tentar tirar uma foto com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Montes Claros (MG), na quinta-feira (15), como dizem postagens nas redes sociais (veja aqui). A pessoa que aparece no vídeo é um homem, o servidor público Diego Paraíso, que explicou ao Aos Fatos que um membro da equipe de Lula pegou o celular para ajudá-lo a registrar uma fotografia com o candidato e, depois, devolveu-o. A assessoria de Lula também nega que houve roubo.

A postagem enganosa conta com ao menos 24 mil retweets no Twitter, 150 mil curtidas no Instagram e 16 mil compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (19).


Selo falso

Legenda de vídeo engana ao afirmar que mulher teve o celular roubado na frente de Lula

Um vídeo circula nas redes sociais com a afirmação enganosa de que uma mulher teve o celular roubado na frente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na quinta-feira (15), em Montes Claros (MG). No vídeo, o servidor público Diego Paraíso, que leva uma criança nos ombros, tem o celular retirado por uma outra pessoa, mas ele nega que tenha sido roubado, pois o aparelho foi devolvido posteriormente.

Por telefone, o servidor público explicou para o Aos Fatos que estava com dificuldades para tirar uma foto com Lula, devido à multidão ao redor deles. Então, uma pessoa tira o celular dele. Em um primeiro momento, ele se assusta — momento que é registrado pelas câmeras — mas depois observa que quem pegou o aparelho é um homem que faz parte da equipe do ex-presidente. Devido à confusão, a pessoa se afasta, com o celular de Paraíso nas mãos. Posteriormente, Paraíso conseguiu contatar o homem, que devolveu o aparelho. Ele não foi identificado por Aos Fatos.

No vídeo postado no perfil oficial de Lula no Instagram na noite do evento, é possível ver que uma pessoa ajudava os apoiadores do ex-presidente com as fotos. A partir de 4 minutos e 4 segundos, por exemplo, Lula pega o celular de uma mulher e o entrega para uma pessoa ao seu lado. Após posar para a fotografia, a mulher recebe o telefone de volta. A cena em que aparece Paraíso e que está sendo disseminada com a alegação falsa nas redes sociais aparece a partir de 4 minutos e 25 segundos.

No dia 16, Paraíso publicou nas suas redes sociais um vídeo em que desmente ter sido furtado. A assessoria de imprensa de Lula também negou, por meio de nota, o suposto furto.

Lula participou de um comício em Montes Claros (MG) no dia 15, ao lado de Alexandre Kalil (PSD), seu aliado e candidato ao governo de Minas Gerais. O Aos Fatos não encontrou reportagens sobre furtos durante o evento.


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Compartilhe

Leia também

falsoGoverno Lula não vai usar multa de 40% do FGTS para compensar gastos públicos

Governo Lula não vai usar multa de 40% do FGTS para compensar gastos públicos

falsoÉ montagem foto que mostra Lula abraçado a influenciador acusado de abuso sexual infantil

É montagem foto que mostra Lula abraçado a influenciador acusado de abuso sexual infantil

falsoCorrente engana ao afirmar que multinacionais anunciaram demissões em massa no Brasil

Corrente engana ao afirmar que multinacionais anunciaram demissões em massa no Brasil

fátima
Fátima