🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Maio de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que vídeo mostra Bolsonaro sendo recebido por apoiadores no Equador

Por Marco Faustino

27 de maio de 2021, 16h40

Um vídeo gravado em 2017 em que apoiadores recepcionam Jair Bolsonaro (sem partido) no aeroporto de Natal (RN) circula agora nas redes sociais como se mostrasse a chegada do presidente a Quito, no Equador, neste domingo (23) (veja aqui). O registro original foi veiculado na época em sites de notícias e em perfis de bolsonaristas no Facebook.

Publicações com o conteúdo enganoso somavam ao menos mil compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quinta-feira (27) e foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (veja como funciona).


Presidente Bolsonaro chegando no Equador. Até lá fora é mito

Não foi gravado na chegada do presidente Jair Bolsonaro a Quito, no Equador, neste domingo (23), um vídeo que circula nas redes sociais em que ele é saudado por apoiadores em um aeroporto, como tem sido alegado nas postagens checadas. O registro foi feito em 8 de junho de 2017 no terminal de Natal, no Rio Grande do Norte.

Por meio de uma busca reversa, Aos Fatos localizou diferentes registros do vídeo original, gravado em Natal no dia de 8 de junho de 2017, em postagens de bolsonaristas no Facebook e em sites jornalísticos locais como o Portal N10 e o Nova Parnamirim Notícias.

As postagens com a falsa atribuição do vídeo começaram a circular nas redes sociais um dia após a chegada de Bolsonaro a Quito, no domingo (23), para participar da posse do novo mandatário do Equador, Guillermo Lasso. Não foram registradas manifestações de apoio ao presidente brasileiro no aeroporto da capital equatoriana.

No registro original, manifestantes entoam gritos de “um, dois, três, quatro, cinco, mil, queremos Bolsonaro presidente do Brasil” e “mito”. Na versão adulterada, as saudações foram substituídas por música.

Aos Fatos também localizou uma filmagem do evento original a partir de um outro ângulo, compartilhada no perfil oficial do presidente Jair Bolsonaro no Twitter à época, e reportagem da Folha de S.Paulo do dia 18 de junho de 2017 com fotos do ato no aeroporto de Natal.

Referências:

1. Facebook (Fontes 1, 2 e 3)
2. G1
3. Twitter
4. Folha de S. Paulo


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.