🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Janeiro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que vacinação de Kamala Harris contra a Covid-19 foi encenada

Por Marco Faustino

5 de janeiro de 2021, 16h15

Não é verdade que foi encenada a vacinação de Kamala Harris, vice-presidente eleita dos Estados Unidos, contra a Covid-19, conforme alegam postagens nas redes (veja aqui). A senadora recebeu corretamente a primeira de duas doses da vacina da Moderna em 29 de dezembro em Washington, DC. O trecho destacado no vídeo que circula nas publicações mostra apenas o momento em que a enfermeira cobre a agulha com uma tampa protetora.

O conteúdo desinformativo reunia ao menos 19 mil compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (5) e foi marcado com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


Kamala Harris fingindo tomar vacina…

Um vídeo em baixa qualidade do momento da aplicação de uma vacina contra a Covid-19 vem sendo disseminado para alegar que Kamala Harris, vice-presidente eleita dos Estados Unidos, teria fingido ser vacinada. A peça de desinformação destaca, em câmera lenta, um determinado trecho e induz o espectador a acreditar que não havia agulha na seringa.

A vacinação de Kamala foi transmitida ao vivo por emissoras de TV e canais no YouTube, a exemplo do PBS NewsHour. Em transmissões em alta resolução, é possível acompanhar todo o processo realizado pela enfermeira Patricia Cummings e ver a agulha.

O momento destacado pela peça retrata apenas o fechamento de uma tampa protetora cor-de-rosa, que a enfermeira efetuou com auxílio do braço da cadeira para evitar contato. Este objeto serve para proteger os profissionais de saúde de qualquer contato com a mesma agulha usada nos pacientes, conforme apontado pelo site italiano Open.online.

É possível encontrar essa tampa à venda em sites internacionais de produtos hospitalares. O objeto também aparece em um registro fotográfico da vacina da Moderna — o mesmo imunizante aplicado em Kamala — feito pelo fotógrafo Hans Pennink, da Associated Press, em julho de 2020.

Além de versões que afirmam que a vacinação foi uma farsa, Aos Fatos também localizou posts que trazem o mesmo vídeo apenas sugerindo que teria havido uma encenação.

Esta peça de desinformação também foi checada pelo Boatos.org.

Referências:

1. UOL
2. CBS
3. ABC
5. Open.online
6. Medische Vakhandel
7. WBUR


De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.