🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que urnas foram substituídas no Japão por mostrar número 13 em vez de 22

Por Bruna Leite

2 de outubro de 2022, 19h26

Não é verdade que urnas eletrônicas foram substituídas no Japão por apresentarem o número 13, correspondente a Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no lugar do 22, do candidato Jair Bolsonaro (PL), como afirmam postagens que circulam nas redes sociais (veja aqui). O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) informou que os equipamentos foram trocados por outros problemas técnicos, como não ligar. O TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal), responsável pelas urnas no exterior, informou que 50 urnas foram trocadas nas seções eleitorais em países estrangeiros até as 12h deste domingo (2).

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook neste domingo (2) e circulam também no Telegram e WhatsApp, nos quais não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

No Japão, eleitores apertam 22 e aparece 13

Reprodução de publicação desinformativa que engana ao dizer que eleitores que votaram ‘22’ no Japão, foi surpreendido com ‘13’ nas urnas

Postagens que circulam nas redes sociais enganam ao afirmar que urnas eletrônicas foram substituídas, no Japão, porque apresentavam o número 13, correspondente ao presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no lugar do 22, número do presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL). Em nota, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) afirmou que 12 urnas tiveram que ser trocadas em seções eleitorais no Japão, mas por outros problemas técnicos, como não ligar na hora da instalação.

De acordo com o TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal), corte responsável pela votação fora do Brasil, 50 urnas haviam sido trocadas nas seções eleitorais do exterior até o 12h deste domingo (2). Segundo o TSE, a substituição de urnas é um procedimento padrão. Por isso, em cada seção existem equipamentos de contingência para uso em caso de defeitos técnicos.

Referências:

1. Justiça Eleitoral


Neste fim de semana, o Aos Fatos se uniu às iniciativas de checagem AFP Checamos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Fato ou Fake e Lupa para verificar em conjunto a desinformação sobre as eleições.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.