Não é verdade que a TV Senado censurou um vídeo em que a dupla sertaneja Lorena e Rafaela canta uma música com críticas a políticos, como afirmam publicações nas redes sociais (veja aqui). A apresentação foi veiculada no dia 25 de junho de 2016 no canal de YouTube do programa Sertão em Festa, que não é da TV Senado, e segue disponível na plataforma. O produtor do programa e as assessorias de imprensa da Casa e das artistas negaram que tenha havido qualquer pedido de retirada do conteúdo do ar.
As postagens enganosas contam com ao menos 39.000 compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (4). O conteúdo também tem circulado no YouTube.
TV Senado Mandou Retirar Do Ar Só Porque A Melodia Fala Verdade Da Realidade Com Total Transparência!!
Postagens nas redes sociais enganam ao afirmar que a TV Senado mandou retirar do ar um vídeo em que a dupla sertaneja Lorena e Rafaela canta uma música com críticas a políticos. Segundo a assessoria de imprensa da dupla, as cantoras nunca receberam nenhum pedido para excluir o material da internet. Por telefone, a assessoria de imprensa do Senado também negou a informação.
A apresentação foi veiculada em 25 de junho de 2016 no canal de YouTube do programa Sertão em Festa e, segundo a descrição do vídeo na plataforma, foi retransmitida pelo Canal 07 de TV a cabo em Uberlândia (MG). O produtor cultural José Arimatéa Alves de Medeiros, responsável pelo programa, também disse ao Aos Fatos que não recebeu nenhuma solicitação para retirar o vídeo do ar.
Medeiros confirmou, ainda, que o programa nunca teve parceria com a TV Senado. Criado em 1999 por ele, o Sertão em Festa divulga artistas independentes de Uberlândia e, além de ter seu canal no YouTube, é veiculado por emissoras locais.
Em sua apresentação de 2016, as irmãs Lorena e Rafaela cantaram uma música chamada “Políticos de terceiro mundo”, cuja letra critica, sem citar nomes, os políticos brasileiros. O material segue disponível no canal do Sertão em Festa e nos perfis oficiais da dupla no YouTube e no Facebook. A assessoria de Lorena e Rafaela afirmou, ainda, que elas nunca participaram de programas da TV Senado.
Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.