É falso que Trump disse ‘não é da nossa conta’ ao ser questionado sobre Bolsonaro

Compartilhe

É falso que o presidente dos EUA, Donald Trump, disse “não é da nossa conta” ao ser questionado no último domingo (26) sobre a situação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). As peças de desinformação repercutem um erro cometido pela CNN Brasil durante a tradução simultânea de uma entrevista concedida por Trump e pelo presidente Lula (PT) durante reunião bilateral.

Publicações que omitem que a emissora corrigiu o erro posteriormente acumulavam 505 mil visualizações no TikTok, 19 mil curtidas no Instagram e 1.500 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (27).

Em reunião com o presidente Lula na Malásia, Trump deixa bem claro — Bolsonaro não é da nossa conta

Imagem é composta por duas partes. Na parte superior, aparecem, da esquerda para a direita, Eduardo, Renan, Jair, Carlos e Flávio Bolsonaro. Eles estão atrás de uma grade, com semblantes neutros. Na parte inferior, estão o presidente Luiz Inácio Lula da Silva — homem de pele clara e cabelos grisalhos, vestindo terno escuro e camisa clara — e o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump — homem de pele clara e cabelos loiros, vestindo terno azul escuro e gravata vermelha. Eles estão sentados em poltronas, em um ambiente com cortina azul e bandeiras do Brasil e dos Estados Unidos ao fundo.

Posts nas redes têm repercutido um erro cometido pela CNN Brasil na tradução da entrevista concedida por Trump e Lula no último domingo (26) para alegar que o presidente americano teria dito “não é da nossa conta” ao ser perguntado sobre a situação de Bolsonaro. Diferentemente do que apontam os posts, o republicano afirmou “não é da sua conta”, em referência à repórter que fez o questionamento.

No trecho distorcido pelas peças de desinformação, a jornalista questiona duas vezes: “[Bolsonaro] está na sua pauta de hoje?”. Como resposta, Trump diz: “Isso não é da sua conta”.

Os posts enganosos começaram a circular por conta de um erro cometido pela CNN Brasil durante a cobertura do evento. Em um primeiro momento, a tradução informou que o presidente de fato teria dito “não é da nossa conta” ao ser questionado sobre Bolsonaro. O que os posts omitem, no entanto, é que a emissora retificou o erro ainda durante a cobertura ao vivo e também por meio de nota.

As peças de desinformação também omitem que Trump demonstrou simpatia por Bolsonaro ao longo da entrevista. Questionado em outro momento sobre o ex-presidente, o republicano disse que sempre gostou dele e que sentia muito pelo que havia ocorrido, em referência à condenação por tentativa de golpe de Estado. “Sempre achei que ele era um cara franco, mas ele passou por muita coisa", disse.

O caminho da apuração

A reportagem verificou o vídeo original da entrevista de Trump e Lula, disponível em canais oficiais e veículos internacionais, para comparar a fala do republicano com a tradução divulgada. Também foram consultadas transcrições em inglês da conversa com a imprensa para confirmar o contexto e o sentido da expressão usada por Trump.

Além disso, Aos Fatos leu a nota publicada pela CNN Brasil reconhecendo o erro de tradução simultânea durante a transmissão. Perfis nas redes que compartilharam o trecho foram revisados para identificar como o conteúdo foi recortado e reinterpretado.

Referências

  1. Agência Brasil
  2. YouTube (1 e 2)
  3. CNN Brasil

Compartilhe

Leia também

falsoSuperior Tribunal Militar não impediu Bolsonaro de cumprir pena na Papuda

Superior Tribunal Militar não impediu Bolsonaro de cumprir pena na Papuda

falsoÉ falso que estrangeiro que veio ao Brasil para COP30 foi internado com ebola em Belém

É falso que estrangeiro que veio ao Brasil para COP30 foi internado com ebola em Belém

falsoCena de tornado no Paraná foi gerada por IA

Cena de tornado no Paraná foi gerada por IA

fátima
Fátima