É falso que Trump chamou Musk de ‘drogado’ em post nas redes

Compartilhe

Não é verdade que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em post nas redes que o empresário Elon Musk está sempre drogado e que ele deveria voltar para a África. Aos Fatos não encontrou registros públicos que atestem que o republicano tenha dado tal declaração.

Os posts enganosos somavam centenas de compartilhamentos no Facebook e no X até a tarde desta sexta-feira (6).

Elon Musk ou “Musk Medíocre” está sempre chapado de quetamina. Sempre fazendo promessas que não consegue cumprir. ELE NÃO É CONFIÁVEL! Ele quer ir para Marte, que tal voltar para a África.

Print que mostra uma publicação nunca feita pelo presidente Donald Trump na rede social Truth Social. Nela, Trump diz: ‘Elon Musk or ‘Mediocre Musk is constantly high on ketamine. Always making promises he can’t keep. NOT TO BE TRUSTED! He wants to go to Mas, how about you go to Africa’ (Elon Musk ou ‘Musk Medíocre’ está sempre sob efeito de quetamina. Sempre fazendo promessas que não pode cumprir. NÃO É CONFIÁVEL! Ele quer ir para Marte, que tal você ir para a África.)

São mentirosas as publicações que alegam que Trump teria dito nas redes que Musk está sempre sob efeito de drogas e que ele deveria voltar para a África. O post compartilhado pelas peças de desinformação é uma montagem.

Por meio de pesquisa em mecanismos de busca, na imprensa internacional e no Factbase — repositório que armazena todos os conteúdos publicados por Trump nas redes X e Truth Social — Aos Fatos não localizou o post compartilhado pelas peças de desinformação.

Repercussão nacional. O post enganoso, que começou a circular primeiramente nos Estados Unidos, passou a ser compartilhado mais tarde também nas redes brasileiras. Um texto semelhante ao da peça de desinformação foi replicado pelo site Brasil 247, que não indicou a origem da suposta declaração do presidente americano.

Procurado para comentar o assunto, o Brasil 247 não respondeu até a publicação desta checagem. O texto será atualizada caso haja retorno.

Conflito. Trump e Musk têm se desentendido publicamente nas redes desde a saída do empresário do Doge (Departamento de Eficiência Governamental). O conflito começou com críticas do empresário ao projeto orçamentário do governo e foi escalando ao longo do dia.

Musk afirmou, sem apresentar provas, que Trump aparece em arquivos ainda não divulgados relacionados a Jeffrey Epstein, bilionário morto em 2019 enquanto aguardava julgamento por acusações de tráfico sexual.

Já Trump disse que pediu a Musk que deixasse o governo porque o empresário estava se desgastando e que ele teria ficado louco após receber a informação de que os subsídios aos veículos elétricos nos EUA seriam cortados. O empresário é proprietário da Tesla, montadora de veículos movidos a eletricidade.

O caminho da apuração

Aos Fatos fez pesquisas em mecanismos de busca, em reportagens publicadas na imprensa internacional e consultou um repositório de declarações públicas de Trump. Contextualizamos também a checagem com informações sobre a troca de farpas entre Musk e Trump que ocorreu nas redes na última quinta-feira (5)

Compartilhe

Leia também

falsoSuperior Tribunal Militar não impediu Bolsonaro de cumprir pena na Papuda

Superior Tribunal Militar não impediu Bolsonaro de cumprir pena na Papuda

falsoÉ falso que estrangeiro que veio ao Brasil para COP30 foi internado com ebola em Belém

É falso que estrangeiro que veio ao Brasil para COP30 foi internado com ebola em Belém

falsoCena de tornado no Paraná foi gerada por IA

Cena de tornado no Paraná foi gerada por IA

fátima
Fátima