Não é verdade que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em post nas redes que o empresário Elon Musk está sempre drogado e que ele deveria voltar para a África. Aos Fatos não encontrou registros públicos que atestem que o republicano tenha dado tal declaração.
Os posts enganosos somavam centenas de compartilhamentos no Facebook e no X até a tarde desta sexta-feira (6).
Elon Musk ou “Musk Medíocre” está sempre chapado de quetamina. Sempre fazendo promessas que não consegue cumprir. ELE NÃO É CONFIÁVEL! Ele quer ir para Marte, que tal voltar para a África.

São mentirosas as publicações que alegam que Trump teria dito nas redes que Musk está sempre sob efeito de drogas e que ele deveria voltar para a África. O post compartilhado pelas peças de desinformação é uma montagem.
Por meio de pesquisa em mecanismos de busca, na imprensa internacional e no Factbase — repositório que armazena todos os conteúdos publicados por Trump nas redes X e Truth Social — Aos Fatos não localizou o post compartilhado pelas peças de desinformação.
Repercussão nacional. O post enganoso, que começou a circular primeiramente nos Estados Unidos, passou a ser compartilhado mais tarde também nas redes brasileiras. Um texto semelhante ao da peça de desinformação foi replicado pelo site Brasil 247, que não indicou a origem da suposta declaração do presidente americano.
Procurado para comentar o assunto, o Brasil 247 não respondeu até a publicação desta checagem. O texto será atualizada caso haja retorno.
Conflito. Trump e Musk têm se desentendido publicamente nas redes desde a saída do empresário do Doge (Departamento de Eficiência Governamental). O conflito começou com críticas do empresário ao projeto orçamentário do governo e foi escalando ao longo do dia.
Musk afirmou, sem apresentar provas, que Trump aparece em arquivos ainda não divulgados relacionados a Jeffrey Epstein, bilionário morto em 2019 enquanto aguardava julgamento por acusações de tráfico sexual.
Já Trump disse que pediu a Musk que deixasse o governo porque o empresário estava se desgastando e que ele teria ficado louco após receber a informação de que os subsídios aos veículos elétricos nos EUA seriam cortados. O empresário é proprietário da Tesla, montadora de veículos movidos a eletricidade.
O caminho da apuração
Aos Fatos fez pesquisas em mecanismos de busca, em reportagens publicadas na imprensa internacional e consultou um repositório de declarações públicas de Trump. Contextualizamos também a checagem com informações sobre a troca de farpas entre Musk e Trump que ocorreu nas redes na última quinta-feira (5)




