É falso que Transparência Internacional apontou Lula como o líder mais corrupto da história

Compartilhe

Não é verdade que a ONG Transparência Internacional elegeu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como o líder mais corrupto da história. O ranking que vem sendo compartilhado nas redes sociais (veja aqui) foi publicado originalmente em 2004, não incluía o petista e sequer tinha o intuito de elencar os políticos mais corruptos do mundo.

A informação falsa foi publicada pelo site Veja Oeste em fevereiro de 2020, mas voltou a circular neste ano em outros portais e páginas na internet. No Facebook, as postagens acumulavam ao menos 16 mil compartilhamentos até a tarde desta terça-feira (26) e foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação (saiba como funciona).


Lula aparece em primeiro lugar na lista de líderes mais corruptos da história. Divulgado pela revista Veja Oeste, o ex-Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva entrou para o ranking dos líderes mais corruptos da história da humanidade. E adivinhe só: Lula é o número 1 da lista. Uma vitória para o Brasil (ironia).

Circula nas redes sociais que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria sido incluído em um ranking de líderes mais corruptos da história feito pela ONG Transparência Internacional. Segundo as publicações, o petista estaria na primeira posição, à frente de políticos como Mohamed Suharto (1921-1996), ex-presidente da Indonésia, e Ferdinand Marcos (1917-1989), ex-presidente das Filipinas. A lista, no entanto, é falsa.

Em busca na imprensa e no site da Transparência Internacional, o Aos Fatos não encontrou nenhum ranking que apontasse o brasileiro como o mais corrupto da história. Na verdade, as publicações inseriram o nome de Lula na reprodução de uma lista que consta em um relatório da organização, o Global Corruption Report 2004. Na listagem original (veja abaixo), o ex-presidente sequer é citado.

A lista sequer é um ranking de “líderes mais corruptos da história”, como afirmam as publicações. No texto do relatório, ao descrever o processo de elaboaração do documento, a Transparência Internacional diz que "os dez líderes na tabela não são necessariamente os dez líderes mais corruptos do período e as estimativas dos fundos supostamente desviados são extremamente aproximadas".

Origem. As postagens com a falsa informação citam como fonte o site Veja Oeste. De fato, o portal publicou, no dia 11 de fevereiro de 2020, o suposto ranking de corrupção com Lula na primeira posição. A matéria, no entanto, foi retirada do ar em algum momento na última semana, como pode ser verificado na ferramenta Wayback Machine.

Aos Fatos entrou em contato com o Veja Oeste para que pudessem comentar a checagem e explicar por que a matéria foi excluída do site. Até a publicação deste texto, no entanto, não houve retorno.

Essa não é a primeira vez que Lula é incluído em falsas listas internacionais de líderes corruptos. Em 2017, circulou nas redes a desinformação de que a revista The Economist teria considerado o petista “o maior ladrão do mundo”.

Essa desinformação também foi checada pelo Boatos.org.

Referências

  1. Transparência Internacional (1 e 2)
  2. Wayback Machine
  3. Aos Fatos

Compartilhe

Leia também

Brazilian Woman's Photo Becomes Key in India's Election Fraud Allegations

Brazilian Woman's Photo Becomes Key in India's Election Fraud Allegations

Como a foto de uma brasileira virou pivô de acusação de fraude eleitoral na Índia

Como a foto de uma brasileira virou pivô de acusação de fraude eleitoral na Índia

falsoPosts mentem ao afirmar que Cláudio Castro solicitou GLO para operação no Rio

Posts mentem ao afirmar que Cláudio Castro solicitou GLO para operação no Rio

fátima
Fátima