Não é verdade que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tenha convocado uma reunião com outros 12 governadores para assinar um pedido de intervenção contra o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes. Além da ausência de registros na imprensa e em canais oficiais, o governo de São Paulo também negou que o suposto encontro tenha ocorrido.
As peças enganosas acumulavam 20.500 compartilhamentos no Facebook e 35 mil visualizações no X até a tarde desta terça-feira (10).
Tarcísio de Freitas reuniu 12 governadores bolsonaristas e assinou carta BOMBA pedindo INTERVENÇÃO FEDERAL no STF contra abusos de Alexandre de Moraes!

Publicações nas redes mentem ao afirmar que Tarcísio teria convocado uma reunião com outros 12 governadores para assinar um pedido de intervenção no STF contra supostos abusos cometidos por Moraes. Em telefonema ao Aos Fatos, o governo paulista desmentiu o boato.
Em busca na imprensa, nas redes oficiais do governo de São Paulo, em entrevistas e em discursos, a reportagem também não encontrou registros de uma suposta reunião convocada por Tarcísio para a assinatura de um pedido de intervenção contra Moraes.
É fato, no entanto, que o governador já teceu críticas ao ministro do STF. Em discurso durante o 7 de Setembro de 2025, por exemplo, Tarcísio chamou Moraes de tirano, rejeitou o que classificou como interferência entre os poderes e disse que não aceitaria mais a ditadura de um poder sobre o outro.
Ao longo dos meses seguintes, no entanto, o governador abrandou o discurso e iniciou movimento para restabelecer relações com o STF. Tarcísio, por exemplo, aplaudiu Moraes após discurso no lançamento do canal SBT News, em dezembro do ano passado. Na ocasião, o presidente Lula (PT) e o governador também trocaram cumprimentos e mantiveram um tom cordial.

IA. Os posts enganosos compartilham duas imagens que supostamente retratariam a reunião. A reportagem analisou os registros e encontrou inconsistências que atestam que se trata de conteúdo sintético:
- A pele e as roupas dos governadores têm aspecto plastificado, típico de conteúdos gerados por IA;
- As outras pessoas que aparecem na imagem superior não têm a fisionomia similar aos governadores aliados de Tarcísio;
- Apesar de a peça de desinformação sugerir que estariam presentes 12 governadores bolsonaristas, estão ausentes na imagem superior nomes importantes da direita, como Romeu Zema (Novo-MG), Jorginho Mello (PL-SC) e Ronaldo Caiado (PSD-GO);
- Uma análise realizada pelo SynthID, ferramenta do Google, determinou que a imagem inferior possui uma marca d’água inserida em conteúdos gerados por ferramentas de IA da empresa.
Desde o início de seu mandato, Tarcísio já se reuniu com outros chefes do executivo estadual por diversos motivos:
- Em agosto, o governador paulista se encontrou com outros nove governadores em Brasília para debater medidas contra os impactos do tarifaço imposto contra as exportações brasileiras pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump;
- Já em outubro, Tarcísio participou de uma reunião virtual com outros gestores estaduais sobre a megaoperação realizada pela polícia do Rio contra o Comando Vermelho.
O caminho da apuração
Aos Fatos entrou em contato com o governo de São Paulo para verificar a veracidade da informação atribuída ao governador. A reportagem também buscou registros públicos, discursos, entrevistas e publicações oficiais para checar a existência de reuniões ou documentos com o conteúdo alegado.
Em seguida, examinamos as imagens compartilhadas nos posts, identificando inconsistências visuais associadas a conteúdos gerados por inteligência artificial. Também verificamos declarações públicas de Tarcísio sobre o STF.




