É falso que tacos de beisebol com arame farpado foram apreendidos em protesto em SP

Por Luiz Fernando Menezes

8 de junho de 2020, 12h25


Não é verdade que a polícia apreendeu tacos de beisebol com arame farpado enrolado nas manifestações contra o racismo e o governo Bolsonaro em São Paulo neste domingo (7). A foto usada em posts com a informação falsa (veja aqui) foi extraída de um anúncio no site Mercado Livre que expõe os objetos como itens de colecionador da série “The Walking Dead”. Além disso, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo negou que tenha feito tal apreensão.

Publicações no Facebook que usam a foto com a informação enganosa acumulavam, nesta segunda-feira (8), ao menos 25 mil compartilhamentos e foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação disponibilizada pela rede social (saiba como funciona).


FALSO

Uma foto que mostra tacos de beisebol com arame farpado enrolado circula em publicações nas redes sociais que afirmam que os objetos teriam sido apreendidos pela polícia nas manifestações contra o racismo e o governo Bolsonaro em São Paulo, neste domingo (7), o que não é verdade. Os objetos na imagem ilustram um anúncio postado no site Mercado Livre e são itens de colecionador da série “The Walking Dead”. A Secretaria de Segurança Pública paulista também negou que esse material tenha sido apreendido nos protestos.

Aos Fatos chegou à origem da foto por meio de busca reversa. No seriado, o taco de beisebol com arame farpado é usado por um dos personagens, que o chama de Lucille. O nome aparece, inclusive, nas fotos que têm sido compartilhadas fora de contexto.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo negou que a Polícia Militar tenha apreendido qualquer objeto semelhante aos que são apresentados nas publicações checadas.

Referências:

1. Mercado Livre
2. Walking Dead.fandom