É falso que STF vai tirar do ar WhatsApp, Twitter, Facebook e Instagram no 7 de setembro

Compartilhe

Não é verdade que o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu tirar do ar Twitter, Facebook, Instagram e WhatsApp no 7 de Setembro, como alegam postagens nas redes sociais (veja aqui). Além de a assessoria da corte ter negado qualquer determinação nesse sentido, Aos Fatos não localizou registros de decisões judiciais para suspender o acesso às plataformas no Brasil nesta terça-feira (7), quando estão previstos atos bolsonaristas no país.


WhatsApp, Twitter, Facebook, Instagram. Tudo fora do ar, a partir de 6:00h do dia 07/09 até 20:00h. Determinação dos Deuses Supremos.

Postagens que circulam nas redes sociais enganam ao afirmar que WhatsApp, Twitter, Facebook e Instagram vão ficar fora do ar entre as 6h e 20h nesta terça-feira (7) por uma determinação do STF (Supremo Tribunal Federal). A assessoria da corte negou a existência de qualquer decisão para suspender o uso dessas plataformas no feriado de 7 de Setembro, quando estão previstas manifestações bolsonaristas no país.

Aos Fatos também não encontrou, em buscas na plataforma Jusbrasil e na imprensa, decisões judiciais que embasassem a alegação das postagens checadas.

Uma outra versão da peça de desinformação utiliza um vídeo antigo da GloboNews, com a legenda “Justiça ordena bloqueio do WhatsApp por dois dias a partir de meia noite”, e omite que a decisão ocorreu em dezembro de 2015.


Outra versão. Peça também compartilham uma matéria antiga da Globo News de dezembro de 2015.

Na época, o Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que as operadoras bloqueassem o aplicativo de mensagens por 48 horas em meio a uma investigação criminal. O bloqueio chegou a ocorrer, mas foi revogado pela própria justiça paulista em seguida.

Compartilhe

Leia também

Instagram impulsiona anúncio do jogo do bicho que pede dinheiro de rescisão trabalhista

Instagram impulsiona anúncio do jogo do bicho que pede dinheiro de rescisão trabalhista

falsoÉ falso que gastos de Janja somam R$ 63 milhões em dois anos

É falso que gastos de Janja somam R$ 63 milhões em dois anos

Exaltação à raiva masculina ressoa de subculturas ao mainstream na internet

Exaltação à raiva masculina ressoa de subculturas ao mainstream na internet