🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Dezembro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que Silvio Santos disse que Brasil será próspero se a esquerda ficar longe do poder

Por Priscila Pacheco

10 de dezembro de 2021, 18h27

Não é verdade que Silvio Santos teria afirmado que o Brasil será uma das nações “mais prósperas do mundo” se a esquerda ficar “longe do poder por uns 20 anos”, como alegam postagens (veja aqui). O SBT negou ao Aos Fatos que a declaração tenha sido dita ou escrita pelo dono da emissora e não há registros de falas semelhantes dele.

Esta peça de desinformação acumulava ao menos 142.100 compartilhamentos nesta sexta-feira (10) no Facebook.


Selo falso

O empresário e apresentador Silvio Santos não afirmou que , se o brasileiro mantivesse a esquerda longe do poder por uns 20 anos, o país seria uma das nações mais prósperas do mundo. A assessoria de imprensa do SBT, emissora comandada por ele, negou ao Aos Fatos que o empresário tenha dito essa frase. Em pesquisas em sites de buscas, Aos Fatos também não encontrou registro de declaração semelhante.

Apesar de não ter criticado a esquerda nos moldes do que dizem as postagens, Silvio Santos já demonstrou simpatia por Jair Bolsonaro (PL). Em novembro de 2018, durante a apresentação do Teleton, Silvio Santos elogiou o recém-eleito presidente e Sergio Moro (Podemos), que havia sido escolhido para o Ministério da Justiça dias antes.

“Acho que nos próximos oito anos o senhor vai ficar no nosso governo. (...) Acho que o senhor pode ficar oito anos e o Moro mais oito, e o Brasil terá 16 anos de homens com vontade de fazer o Brasil caminhar. Pode ser que isso não aconteça, mas se depender da minha vontade e da vontade das pessoas que querem um Brasil para frente, oito anos com Bolsonaro e oito anos com Moro, vai ter 16 anos de um bom caminho. Peço a Deus que isso se realize", disse o apresentador em rede nacional.

Referências:

1. Google
2. YouTube Poder 360
3. G1


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.