É falso que seja de Pazuello frase com ameaças à Folha e ao UOL

Compartilhe

Não é verdade que seja do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello a frase "gostaria de avisar à Folha e ao UOL que vocês não estão brincando com moleques ou com os bandidos que vocês estão acostumados a lidar, e que não aceitaremos, repito, não aceitaremos intimidações e difamações", como sugerem posts nas redes sociais (veja aqui). O texto, na realidade, foi escrito por um usuário do Twitter e publicado na plataforma no início de junho.

Esta peça de desinformação reunia ao menos 4.600 compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (8) e foi marcada com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (veja como funciona).


Pazuello: ‘Gostaria de avisar a Folha e a UOL que vocês não estão brincando com moleques ou com os bandidos que vocês estão acostumados a lidar e que não aceitaremos, repito, não aceitaremos intimidações e difamações”.

Imagem de post desinformativo atribuindo frase de usuário no Twitter ao ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuell

Uma frase com ameaças à Folha de S.Paulo e ao UOL circula em posts nas redes sociais atribuída ao ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, mas não foi dita por ele. Além de não existirem registros de que o general tenha dado esta declaração, Aos Fatos identificou que o texto foi escrito por um usuário do Twitter e publicado na plataforma neste mês.

No dia 3 de junho, o advogado Emerson Grigollette postou em seu perfil pessoal no Twitter exatamente a mesma frase agora atribuída ao ex-ministro. Procurado por Aos Fatos por email nesta segunda-feira (7), ele não respondeu até a publicação desta checagem.

Foto de tuíte de Emerson Grigollette

No dia seguinte, 4 de junho, a declaração apareceu com uma foto do ex-ministro no perfil de Instagram @eduardo.pazuello, que é mantido por apoiadores do general, sugerindo que ele teria dito a frase. Pazuello não tem contas oficiais em redes sociais. Aos Fatos entrou em contato com o Palácio do Planalto na segunda (7) para pedir um posicionamento do general sobre as publicações, mas não houve retorno.

Foto de publicação de página de apoiadores do ex-ministro da Saúde Pazuello atribuindo erroneamente uma frase ao general
Original. Publicação foi feita por página de apoio ao ex-ministro.

Compartilhe

Leia também

falsoPosts difundem perfil falso de Deise Moura para associá-la a Bolsonaro

Posts difundem perfil falso de Deise Moura para associá-la a Bolsonaro

falsoVídeos gerados por IA de incêndios em Los Angeles viralizam como se fossem reais

Vídeos gerados por IA de incêndios em Los Angeles viralizam como se fossem reais

Entenda as diferenças entre checagem de fatos e moderação de conteúdo

Entenda as diferenças entre checagem de fatos e moderação de conteúdo