🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que Riachuelo suspendeu anúncios na Rede Globo

Por Luiz Fernando Menezes

4 de novembro de 2019, 14h31

Não é verdade que a Riachuelo decidiu suspender seus anúncios na Rede Globo, como afirmam publicações nas redes sociais (veja aqui). Contatada por Aos Fatos, a rede de lojas de departamento negou que tenha cancelado qualquer publicidade na emissora.

A informação falsa passou a circular após o presidente Jair Bolsonaro criticar a Globo por veicular reportagem que mostrava que o seu nome havia sido citado em investigação do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ).

A desinformação foi publicada por perfis pessoais no Twitter e no Facebook, em que tinha mais de 5.000 compartilhamentos até a tarde desta segunda-feira (4). Todas as postagens foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (saiba como funciona).


FALSO

Em solidariedade ao povo brasileiro, o grupo Guararapes, proprietário da marca Riachuelo, anuncia que suspendeu a veiculação de seus comerciais na Rede Globo.

Publicação que circula nas redes sociais afirma que a o Grupo Guararapes, dono da rede de lojas de departamento Riachuelo, suspendeu seus anúncios na Rede Globo "em solidariedade ao povo brasileiro". A informação, no entanto, é falsa, conforme afirmou a assessoria do grupo por meio de nota enviada ao Aos Fatos.

A desinformação passou a ser difundida dias depois de reportagem do Jornal Nacional revelar a citação do nome do presidente Jair Bolsonaro na investigação da morte de Marielle Franco. Em resposta, o presidente disse que o jornalismo da Globo é “porco, sujo e canalha” e que teria vergonha se “fosse um grande empresário no Brasil e anunciasse qualquer coisa na Globo”.

Referências:

1. Aos Fatos (Fontes 1 e 2)


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.