É falso que príncipe Harry encontrou Haddad e mandou carta para Lula

Compartilhe

Um post no Facebook engana ao afirmar que o príncipe Harry encontrou-se com Fernando Haddad (PT) e entregou uma carta endereçada ao ex-presidente Lula, que está preso em Curitiba.

A foto que acompanha a publicação, feita em um perfil pessoal, mostra Harry e Haddad em 2014 durante uma visita à região da Cracolândia, em São Paulo, quando o príncipe veio ao Brasil conhecer políticas públicas e projetos sociais. O petista era prefeito da capital paulista na época.

Denunciado por usuários do Facebook, o conteúdo foi marcado por Aos Fatos com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).

Leia abaixo, em detalhes, o que checamos.


FALSO

Príncipe Harry fez questão de conhecer Fernando Haddad e enviou uma carta ao presidente Lula

O texto compartilhado no Facebook, junto com a foto de Harry e Haddad tirada em 2014, afirma que o príncipe e a esposa dele, a duquesa de Sussex Meghan Markle, fizeram “questão de conhecer o professor Fernando Haddad”. Com erros ortográficos, o post também afirma que Harry “enviou uma carta ao preso político presidente Lula”.

Ambas as informações são falsas. A foto em que o príncipe aparece ao lado de Haddad foi tirada durante uma visita ao Brasil feita em 2014. Na época, além de assistir a jogos da Copa do Mundo das seleções de Inglaterra e Brasil, Harry visitou projetos sociais em mais de uma cidade brasileira.

Em São Paulo, Harry foi conhecer o Braços Abertos, programa criado durante a gestão de Haddad na Prefeitura de São Paulo que oferecia pagamentos a usuários de crack em troca de trabalhos de zeladoria, como varrição em praças.

A corrente também afirma de maneira falsa que a mulher de Harry, Meghan Markle, estava junto com ele durante a suposta visita a Haddad. Na verdade, em 2014 o príncipe ainda não namorava a então atriz americana.

De acordo com reportagem do tabloide The Sun, Harry e Meghan se conheceram em Londres, em 2016, por meio de um amigo em comum. Eles oficializaram o noivado no ano seguinte e se casaram em maio de 2018.

Compartilhe

Leia também

falsoGolpe que promete clonar WhatsApp usa vídeo de Marçal manipulado com IA

Golpe que promete clonar WhatsApp usa vídeo de Marçal manipulado com IA

No Flow, Datena desinforma sobre câmeras corporais da polícia e condenação de Pablo Marçal

No Flow, Datena desinforma sobre câmeras corporais da polícia e condenação de Pablo Marçal

No Roda Viva, Nunes desinforma sobre centros de tratamento para pessoas com autismo e desempenho na educação

No Roda Viva, Nunes desinforma sobre centros de tratamento para pessoas com autismo e desempenho na educação