Um post no Facebook engana ao afirmar que o príncipe Harry encontrou-se com Fernando Haddad (PT) e entregou uma carta endereçada ao ex-presidente Lula, que está preso em Curitiba.
A foto que acompanha a publicação, feita em um perfil pessoal, mostra Harry e Haddad em 2014 durante uma visita à região da Cracolândia, em São Paulo, quando o príncipe veio ao Brasil conhecer políticas públicas e projetos sociais. O petista era prefeito da capital paulista na época.
Denunciado por usuários do Facebook, o conteúdo foi marcado por Aos Fatos com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).
Leia abaixo, em detalhes, o que checamos.
Príncipe Harry fez questão de conhecer Fernando Haddad e enviou uma carta ao presidente Lula
O texto compartilhado no Facebook, junto com a foto de Harry e Haddad tirada em 2014, afirma que o príncipe e a esposa dele, a duquesa de Sussex Meghan Markle, fizeram “questão de conhecer o professor Fernando Haddad”. Com erros ortográficos, o post também afirma que Harry “enviou uma carta ao preso político presidente Lula”.
Ambas as informações são falsas. A foto em que o príncipe aparece ao lado de Haddad foi tirada durante uma visita ao Brasil feita em 2014. Na época, além de assistir a jogos da Copa do Mundo das seleções de Inglaterra e Brasil, Harry visitou projetos sociais em mais de uma cidade brasileira.
Em São Paulo, Harry foi conhecer o Braços Abertos, programa criado durante a gestão de Haddad na Prefeitura de São Paulo que oferecia pagamentos a usuários de crack em troca de trabalhos de zeladoria, como varrição em praças.
A corrente também afirma de maneira falsa que a mulher de Harry, Meghan Markle, estava junto com ele durante a suposta visita a Haddad. Na verdade, em 2014 o príncipe ainda não namorava a então atriz americana.
De acordo com reportagem do tabloide The Sun, Harry e Meghan se conheceram em Londres, em 2016, por meio de um amigo em comum. Eles oficializaram o noivado no ano seguinte e se casaram em maio de 2018.