🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Fevereiro de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que políticos não pagam IR nem contribuem para a Previdência

Por Luiz Fernando Menezes

28 de fevereiro de 2019, 17h28

Não é verdade que vereadores, deputados, governadores e senadores não pagam Imposto de Renda nem contribuem para a Previdência Social. Hoje, o IR desses políticos é descontado em folha de pagamento e eles também repassam parte dos salários em contribuições ao INSS, ao PSSC (Plano de Seguridade Social dos Congressistas) ou a regimes previdenciários próprios.

No Facebook, a desinformação foi publicada em um post neste domingo (24) que já conta com mais de 21 mil compartilhamentos. Esta e outras publicações com o conteúdo enganoso foram marcados por Aos Fatos com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


FALSO

Você sabia que vereadores, deputados, governadores, senadores não pagam imposto de renda! Nem contribuem com a previdência!

Não há qualquer isenção prevista para políticos na Instrução Normativa 1500/2014 da Receita Federal, que dispõe sobre as normas gerais de tributação relativas ao Imposto de Renda. Vereadores, deputados, governadores e senadores têm o IR descontado diretamente na folha de pagamentos (os dados da Câmara e do Senado, por exemplo, podem ser verificados aqui e aqui, respectivamente). Auxílios e indenizações, como os de alimentação e transporte, são isentos de tributação.

Já em relação à Previdência, deputados e senadores podem optar por contribuir com o PSSC (Plano de Seguridade Social dos Congressistas), de participação facultativa, ou com o INSS, obrigatório em caso de não adesão ao primeiro. O PSSC, regido pela Lei 9.506/97, determina uma contribuição de 11% do subsídio e prevê benefícios como pensão por morte do segurado e aposentadoria com salário integral.

Os vereadores e governadores também são obrigados a contribuir com o INSS, desde que não estejam vinculados a regime próprio de previdência social. Segundo a Previdência Social, “se a vinculação a regime próprio de previdência for concomitante com outras atividades remuneradas, situação bem comum no caso de vereadores, o agente político será segurado obrigatório em relação a cada atividade desenvolvida, mesmo se a vinculação se der a regimes previdenciários diferentes”.

A proposta de reforma da Previdência do governo Bolsonaro pretende retirar a aposentadoria especial de vereadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. Se aprovado o projeto, eles poderiam se aposentar com as mesmas regras de trabalhadores da iniciativa privada que recebem pelo INSS.

A Secretaria da Previdência, em email enviado ao Aos Fatos, disse que "não é verídico que parlamentares não contribuem para a Previdência e não recolhem imposto de renda. Deputados Federais e Senadores possuem um regime de previdência especial (PSSC). Deputados Estaduais e Vereadores, salvo poucas exceções, já são segurados do RGPS. Governadores e Prefeitos também são segurados do RGPS".

O Fato ou Fake e a Agência Lupa também checaram esta desinformação.


Esta checagem foi atualizada às 19h40 do dia 28 de fevereiro de 2019 para acrescentar nota enviada pela Secretaria da Previdência.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.