É falso que policiais de 12 estados farão paralisação no dia 26 em apoio a Bolsonaro

Compartilhe

Não é verdade que policiais de 12 estados anunciaram paralisação dos serviços em apoio aos atos programados para o dia 26 de maio a favor do governo. As polícias de São Paulo e Rio de Janeiro, as únicas citadas nominalmente em publicação que circula nas redes, afirmaram não ter nenhuma informação sobre essa suposta paralisação.

Além disso, é importante ressaltar que as polícias não podem aderir a greves nem paralisar serviços, de acordo com a Constituição (no caso de policiais militares) e com entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal), no caso de policiais civis.

Publicado pelo site Gazeta Informante no dia 19 de maio, o texto já se espalhou pelas redes sociais. No Facebook, por exemplo, ele já tinha mais de 5.000 compartilhamentos até a tarde desta segunda-feira (20). Todas as publicações foram marcadas por Aos Fatos com o selo FALSO na ferramenta de verificação (entenda como funciona).


FALSO

Policiais de 12 estados diz [sic] que vão parar em apoio a Bolsonaro.

O título acima foi publicado pelo site Gazeta Informante e está sendo utilizado para espalhar desinformação nas redes sociais. Além de conter erros de português, o texto que o acompanha também traz duas contradições: segundo a publicação, “informações vindas do Estado de São Paulo, Rio de Janeiro e mais 12 estados indica [sic] Policiais que vão parar”, o que daria 14 estados, não 12 como afirma o título. O texto ainda diz que “mais de 50 Policiais de cada estado praticamente já postou [sic] em suas redes ou até mesmo fora delas que estão pensando em parar em apoio ao Governo Bolsonaro”, desmentindo o título que sugere que a paralisação seria uma ação generalizada.

Além disso, as informações apresentadas pelo texto são vagas: não são especificados os estados ou as polícias que supostamente irão aderir à manifestação. Aos Fatos também não encontrou a citação utilizada pela publicação — que fala sobre os “mais de 50 policiais de cada estado” — em nenhum outro site de notícias ou perfil oficial de entidades de segurança pública.

Vale lembrar que policiais não têm direito de greve e paralisação. Enquanto os policiais militares são proibidos pelo artigo 142 da Constituição Federal, todos os outros servidores ligados à segurança pública também não possuem esse direito desde abril de 2017, quando o STF entendeu que o interesse público na manutenção da segurança e da paz social deve estar acima do interesse de determinadas categorias.

Isso, no entanto, não impediu que a categoria realizasse paralisações ao longo dos anos. Em 2014, por exemplo, os PMs de Pernambuco pararam suas atividades para pedir reajuste de 50% dos salários, o que acarretou uma onda de saques e assaltos no estado.

Aos Fatos entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, que, por telefone, informou não ter conhecimento de nenhuma paralisação das polícias do Estado. A Polícia Civil e a PM do Rio de Janeiro também foram contatadas e ambas as assessorias afirmaram não ter informações sobre a organização de uma paralisação no dia 26.

Aos Fatos entrou em contato com o site Gazeta Informante, que ainda não respondeu aos questionamentos sobre o texto.

Os atos. Apoiadores do governo de Jair Bolsonaro (PSL) começaram, na semana passada, a promover um ato a favor do governo para o dia 26. Entre as motivações, estão a defesa do ministro Sérgio Moro e da reforma da Previdência e ataques ao Centrão e aos ministros do STF, classificados pelos organizadores como “inimigos do Brasil”.

O ato do dia 26, inclusive, tem causado desavenças dentro do partido do presidente: a deputada estadual Janaína Paschoal (PSL-SP), por exemplo, disse que Bolsonaro deveria “parar de fazer drama para trabalhar”. Já a líder do governo na Câmara, deputada federal Joice Hasselman (PSL-SP), classificou os atos como “um tiro no pé”.

Compartilhe

Leia também

não é bem assimTrump decidiu taxar aço e alumínio antes de Lula exigir que americano ‘falasse manso’

Trump decidiu taxar aço e alumínio antes de Lula exigir que americano ‘falasse manso’

falsoVídeo não mostra Ivete Sangalo cheirando cocaína em trio elétrico

Vídeo não mostra Ivete Sangalo cheirando cocaína em trio elétrico

falsoMusk não descobriu transações milionárias ilegais de Alexandre de Moraes nos EUA

Musk não descobriu transações milionárias ilegais de Alexandre de Moraes nos EUA