É falso que Paulo Guedes tuitou crítica ao Congresso Nacional

Compartilhe

Não é verdade que o ministro da Economia, Paulo Guedes, publicou um tweet em que afirma que o Congresso deu como recado que o presidente Jair Bolsonaro só vai conseguir governar se deixar os congressistas roubarem (veja aqui). O ministro não tem conta na rede social, e o perfil @PauloGuedes1234, que aparece nas publicações, foi, inclusive, suspenso pelo Twitter.

A imagem do tweet falso foi publicada por páginas e perfis pessoais no Facebook, onde acumula ao menos 5.000 compartilhamentos até esta segunda-feira (23). Todas as publicações foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de monitoramento da rede social (saiba como funciona).


FALSO

Paulo Guedes: ‘O recado da maioria do Congresso Nacional está claro para o Presidente, deixe a gente roubar ou você não governa’.

A imagem de um tweet supostamente escrito pelo ministro Paulo Guedes (Economia) circula nas redes como se ele tivesse criticado o Congresso. Segundo a publicação falsa, Guedes teria escrito que o Congresso só permitirá que Bolsonaro governe se o presidente deixar que os congressistas roubem. Guedes, no entanto, não possui conta oficial no Twitter ou em qualquer rede social, como afirma o Ministério da Economia em nota enviada ao Aos Fatos.

Em algumas publicações que trazem a imagem do falso tweet é possível ver que a conta que postou a mensagem se chama @PauloGuedes1234. O perfil não consta na lista de contas oficiais nas redes sociais do Ministério da Economia divulgada pela própria pasta e foi suspenso pelo Twitter

O Projeto Comprova, o Boatos.org e a Agência Lupa também realizaram checagens parecidas sobre o falso tweet.

Compartilhe

Leia também

Por um uso ético da IA no jornalismo

Por um uso ético da IA no jornalismo

falsoBolsonaro não admitiu em áudio participação de Flávio em ‘rachadinha’

Bolsonaro não admitiu em áudio participação de Flávio em ‘rachadinha’

falsoFilho de Lula não comprou a Azul Linhas Aéreas

Filho de Lula não comprou a Azul Linhas Aéreas