É falso que papa Francisco enviou recado a Bolsonaro antes de morrer

Compartilhe

Não é verdade que o papa Francisco enviou um recado a Jair Bolsonaro (PL) sobre as eleições de 2026 antes de morrer, como fazem crer posts nas redes. Não há registros na imprensa e no site oficial do Vaticano de que o pontífice tenha entrado em contato com o ex-presidente.

Publicações com o conteúdo falso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quinta-feira (24).

Antes de morrer, papa Francisco enviou recado para Jair Bolsonaro: “você vai ser el…ver mais

Montagem mostra na parte superior o Papa Francisco, homem idoso, branco, com óculos e vestes brancas. Ao lado, em um círculo sobreposto, há uma imagem de Jair Bolsonaro, homem branco de cabelos curtos grisalhos, usando terno e gravata escura, falando em um microfone com expressão tensa. Na parte inferior da montagem, Bolsonaro aparece novamente, agora sorrindo e abraçando um bispo católico de costas, que veste batina preta e solidéu rosa. Acima das imagens, há um título que diz: ‘Antes de morrer papa Francisco enviou recado para Jair Bolsonaro: “Você vai ser el…’ seguido por ‘Ver mais’, indicando que é parte de uma manchete de internet. A imagem sugere conteúdo sensacionalista.

Posts nas redes mentem ao alegar que o papa Francisco teria enviado uma mensagem a Bolsonaro sobre as eleições de 2026 antes de morrer. A alegação enganosa é um clickbait, tática que usa enunciados falsos ou sensacionalistas para gerar tráfego de audiência a um determinado site.

Diferentemente do que alegam os posts falsos, não há registros na imprensa, nas redes ou no portal oficial do Vaticano de que o pontífice tenha encaminhado qualquer mensagem ao ex-presidente, que está internado devido a uma cirurgia no intestino.

Algumas versões da peça de desinformação compartilham a alegação enganosa acompanhada do link de uma notícia antiga. Em janeiro de 2022, o papa enviou uma mensagem de condolências ao ex-presidente após a morte de sua mãe, Olinda Bonturi Bolsonaro. Não havia nenhuma menção às eleições daquele ano no documento.

O papa Francisco morreu na última segunda-feira (21) depois de sofrer um AVC (acidente vascular cerebral) seguido de uma parada cardiorrespiratória. O pontífice havia passado por uma internação recente para tratar uma pneumonia bilateral.

Horas após a morte, Bolsonaro publicou no X uma mensagem de pesar que não citava diretamente o nome de Francisco. Em entrevista ao SBT na segunda-feira (21), o ex-presidente afirmou lamentar a morte do pontífice “como lamenta a morte de qualquer pessoa”.

O caminho da apuração

Aos Fatos buscou na imprensa, no site oficial do Vaticano e nas redes de Bolsonaro e não identificou registros que comprovassem que o ex-presidente recebeu um recado do papa Francisco sobre as próximas eleições. Usamos também notícias publicadas pela imprensa para contextualizar a verificação.

Compartilhe

Leia também

falsoÉ falso que tornozeleira de Bolsonaro estava contaminada com césio-137

É falso que tornozeleira de Bolsonaro estava contaminada com césio-137

falsoVídeo que mostra ‘fazenda de visualizações’ foi gerado por IA

Vídeo que mostra ‘fazenda de visualizações’ foi gerado por IA

falsoÉ falso áudio em que Lula parabeniza Moraes pela prisão de Bolsonaro

É falso áudio em que Lula parabeniza Moraes pela prisão de Bolsonaro

fátima
Fátima